Temporais atingem Sul e Sudeste e chuva avança pelo Brasil nesta sexta-feira

Sistema de baixa pressão e circulação atmosférica reforçam pancadas intensas, com ventos e volumes elevados em diferentes regiões do país nesta sexta-feira

Temporais atingem Sul e Sudeste e chuva avança pelo Brasil nesta sexta-feira
Ilustrativa

A  previsão do tempo para esta sexta-feira (20) indica chuva em grande parte do Brasil, com risco de temporais no Sul e Sudeste e pancadas moderadas a fortes nas demais regiões. 

Sistemas como uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina, além da atuação de um cavado, do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), reforçam as instabilidades, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e elevados acumulados em pontos isolados. 

Nesta sexta-feira (20), o dia será de sol entre muitas nuvens em todo o Estado de São Paulo. As temperaturas sobem gradualmente, mantendo o tempo quente e abafado.

Entre a tarde e a noite, há previsão de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

O risco de transtornos é maior nas regiões que fazem divisa com o Paraná.  Nas demais áreas do Estado, a chuva ocorre de forma pontual.

Na capital, as temperaturas variam entre 19°C e 31°C. Em Dracena, a mínima será de 24°C e a máxima pode chegar aos 36°C.

Em dias de chuva, a recomendação é acompanhar a previsão do tempo e os alertas da Defesa Civil do Estado de São Paulo pelas redes sociais do governo.

Em Minas Gerais, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todas as regiões. As rajadas variam entre 40 e 50 km/h no Espírito Santo, onde a chuva ocorre de maneira mais intensa.

Região Sul 

Segundo a Climatempo, há chance de pancadas de chuva desde o começo do dia em áreas do sul, Campanha Gaúcha, região central, oeste, Vale do Rio Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre e norte do Rio Grande do Sul. A influência marítima favorece chuvas fracas na Serra e no litoral norte gaúcho, enquanto nas demais áreas a manhã começa com tempo firme. 

Entre o fim da manhã e o início da tarde, áreas de instabilidade associadas a uma baixa pressão sobre o Paraguai e o norte da Argentina, além da atuação de um cavado em níveis médios e da influência marítima, favorecem pancadas moderadas a fortes no Paraná e em Santa Catarina, além do norte e Serra Gaúcha, com rajadas de vento e trovoadas. 

Há risco de temporais entre o leste e a faixa litorânea do Paraná e de Santa Catarina, além do oeste catarinense, sudoeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul. Até o fim do dia, as instabilidades se concentram entre o leste e o litoral de PR e SC, com volumes mais elevados em alguns pontos. 

Centro-Oeste 

Há previsão de pancadas mais fortes no sul, leste, sudeste e interior de Mato Grosso, além do norte, leste e sul de Goiás e no Distrito Federal. No norte e noroeste de Mato Grosso do Sul também há chuva, enquanto nas demais áreas a manhã começa com tempo mais firme. 

Entre o fim da manhã e o início da tarde, o calor e a umidade favorecem pancadas moderadas a fortes em Mato Grosso, Goiás e no DF, com risco de temporais em grande parte de Goiás e no leste de Mato Grosso. 

A baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina também reforça instabilidades em Mato Grosso do Sul, onde pode chover forte em grande parte do estado, com precipitações mais fracas no oeste. 

À noite, o tempo melhora gradualmente, mas ainda há chance de chuva isolada. O calor predomina ao longo do dia. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h na metade sul de MS, podendo chegar a 70 km/h no sul, sudeste e sudoeste do estado.

Região Norte 

Chove desde cedo de forma moderada a forte no Pará, Tocantins, Acre, sul e oeste de Roraima e norte do Amazonas, devido à alta umidade na atmosfera. A ZCIT também influencia o Amapá. 

Ao longo do dia, as pancadas se intensificam nessas áreas e avançam sobre Amazonas e Rondônia, com risco de temporais no leste e sul do Tocantins, grande parte do Acre, sul, interior e norte do Pará e metade leste do Amapá. 

No norte e interior de Roraima, há mais aberturas de sol, com rajadas de vento de até 50 km/h. 

Região Nordeste 

Chove desde cedo na metade oeste e norte da Bahia, além de grande parte do Maranhão, sul do Piauí e Ceará, com intensidade moderada a forte. Na faixa litorânea da Bahia, incluindo Salvador, as pancadas aumentam e podem ser fortes. 

Entre o fim da manhã e o início da tarde, as chuvas se intensificam. Há previsão de chuva moderada a forte no Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Bahia, metade oeste de Pernambuco e extremo oeste da Paraíba e de Alagoas. 

Há risco de temporais no sul do Maranhão, Piauí e em grande parte da Bahia, sob influência do VCAN e da ZCIT. 

No Rio Grande do Norte, demais áreas da Paraíba, metade leste de Pernambuco e em Alagoas, a chuva ocorre de forma mais fraca. À tarde, as temperaturas sobem e o tempo fica abafado. 

Rajadas entre 40 e 50 km/h atingem o sul e o litoral norte da Bahia, incluindo Salvador.