Fim de semana terá tempo estável e chuvas isoladas no RS

Previsão indica chuva isolada e acumulados até 100 mm na próxima semana

Fim de semana terá tempo estável e chuvas isoladas no RS
Ilustrativa

O Rio Grande do Sul deve ter tempo estável em grande parte do território neste fim de semana, com registro de chuvas isoladas na metade Oeste. Em algumas localidades da metade Sul, as temperaturas podem apresentar leve declínio no domingo (22). Para a próxima semana, a previsão indica chuva em grande parte do estado.

As informações constam no Boletim Integrado Agrometeorológico 08/2026, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz.

Nesta sexta-feira (20/2), a instabilidade deve se concentrar em pontos da metade Norte, com previsão de chuva fraca a moderada, podendo ser pontualmente forte. No sábado (21/2) e no domingo (22/2), a atuação de um cavado a Oeste do estado pode provocar precipitação na metade Oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com o boletim, “nesses dois dias, a precipitação deve ocorrer de forma isolada nessa região, enquanto nas demais localidades o tempo permanecerá estável, sem previsão de chuva significativa”.

Na segunda-feira (23/2) e na terça-feira (24/2), o sistema deve se aproximar e intensificar a instabilidade, com previsão de chuva em grande parte do território gaúcho. Já na quarta-feira (25/2), os efeitos de circulação associados ao transporte de umidade podem provocar chuva no litoral e em áreas adjacentes, com precipitação fraca a moderada. Nas demais regiões, o tempo deve permanecer estável. Na metade Norte, é prevista leve oscilação nas temperaturas, com posterior retomada gradual do calor.

Os acumulados de precipitação ao longo da semana devem variar entre 5 e 100 milímetros, com volumes mais elevados previstos para as regiões da Fronteira Oeste, Missões, Alto Uruguai e Norte. Nas demais áreas, os acumulados devem ficar entre 5 e 50 milímetros.

O boletim agrometeorológico é divulgado semanalmente e atualiza a situação de culturas e criações de animais no estado.