Incêndios no agro mobilizam bombeiros em MT e atingem carreta com soja e barracão
Registros em Alto Araguaia e Confresa exigiram resposta rápida das equipes e uso intensivo de água e maquinário pesado
Incêndios no agro mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) em duas ocorrências registradas na última quarta-feira (19), envolvendo uma carreta carregada com soja e um barracão com resíduos de grãos em diferentes regiões do estado.
Os casos, em Alto Araguaia e Confresa, exigiram resposta rápida das equipes, uso intensivo de água e apoio de maquinário pesado para conter as chamas.
Carreta com soja pega fogo na BR-364
O primeiro caso ocorreu no km 16 da BR-364, em Alto Araguaia (a 418 km de Cuiabá), onde uma carreta carregada com soja foi atingida por um incêndio.
Apesar das proporções do incêndio, ninguém ficou ferido

A equipe do 1º Núcleo de Bombeiro Militar (1º NBM) foi acionada por volta das 19h20 e uma viatura foi enviada ao local.
Ao chegar, os militares constataram que o fogo já havia consumido o cavalo mecânico e atingia os tanques de combustível, além de parte da carga do primeiro semirreboque.
Diante da gravidade da ocorrência, o combate às chamas foi iniciado imediatamente. Com a rápida atuação da equipe, foram montadas duas linhas de ataque, o que possibilitou o controle do incêndio em curto espaço de tempo. Ao todo, foram utilizados aproximadamente 5 mil litros de água.
Parte da carga foi preservada, sendo registrada apenas queima parcial no primeiro semirreboque.
Após a extinção do fogo, a equipe deslocou-se para reabastecimento e, posteriormente, retornou ao local para realizar o rescaldo, garantindo a eliminação de possíveis focos remanescentes e a segurança da área.
O atendimento foi finalizado após duas horas de atuação. As causas da ocorrência ainda não foram informadas.
Incêndio atinge barracão com resíduos de grãos em Confresa
O segundo incêndio foi registrado em uma propriedade rural em Confresa (a 1.160 km de Cuiabá), em um barracão utilizado para armazenamento de resíduos de grãos destinados à produção de silagem para bovinos. Não houve registro de vítimas.

A equipe do 2º Núcleo de Bombeiro Militar foi acionada por volta das 7h50. Ao chegar, os militares identificaram que o fogo atingia a parte inferior do material armazenado, a cerca de cinco metros de profundidade.
Para acessar o foco, foi necessária a quebra parcial de uma parede lateral do barracão, o que permitiu a identificação das chamas em combustão interna.
Devido às características e à profundidade do incêndio, houve necessidade de apoio de maquinário pesado, com o uso de uma escavadeira e uma minicarregadeira.

A escavadeira atuou na retirada do material não atingido, abrindo acesso ao foco principal e reduzindo a carga de combustível, momento em que as chamas puderam ser visualizadas com clareza. Na sequência, a minicarregadeira removeu o material em combustão para uma área aberta, onde foi realizado o combate direto e o resfriamento contínuo.
Durante a operação, a equipe manteve o resfriamento com jatos de água, realizou a abertura de acessos com ferramentas manuais e monitorou a propagação do fogo, em atuação conjunta com funcionários da propriedade.
Ao todo, foram utilizados cerca de 10 mil litros de água nas ações de combate e rescaldo, até a completa extinção das chamas e eliminação de focos residuais.
Após o controle da ocorrência, os bombeiros orientaram os responsáveis sobre a necessidade de monitoramento contínuo nos dias seguintes, devido ao risco de reignição. Isso porque o grande volume de resíduos compactados favorece a combustão interna espontânea.








Comentários (0)
Comentários do Facebook