Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo
A demanda por transporte de grãos e produtos industrializados no centro do país vem crescendo e será beneficiada com uma malha ferroviária moderna e capaz de escoar com mais eficiência a produção da região.
A Ferrovia de Mato Grosso
Um projeto robusto da Rumo que vai conectar o Estado de Mato Grosso e toda a região Centro Oeste ao país e ao mundo, transformando a logística ferroviária brasileira.
Uma iniciativa inovadora e um marco para a história de Mato Grosso, o contrato de autorização para construção da Primeira Ferrovia Estadual do Brasil foi assinado em 2021 pelo Governo do Estado de Mato Grosso e a Rumo.
No total serão 743 km de ferrovia, construídos com 100% de investimento privado. A Ferrovia que se chamará Senador Vicente Emílio Vuolo vai passar por 16 municípios, entre Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, com um ramal para Cuiabá. Tudo interligado ao Porto de Santos.
Reduzir as distâncias com grandes obras, realizadas de maneira sustentável e eficiente, faz parte da missão e do propósito da Rumo. Queremos movimentar o país com nossa logística moderna e eficiente.
A Ferrovia de Mato Grosso vai permitir uma significativa redução de emissões de carbono, garantindo a qualidade do meio ambiente, que gera preservação da fauna e da flora e qualidade de vida para todas as comunidades.
O projeto já contratou quase 5 mil colaboradores, movimentando toda a economia do Estado de Mato Grosso. Até o final das obras serão gerados 180 mil empregos diretos e indiretos.

A obra pioneira no país, autorizada pelo Governo de Mato Grosso, está inserida no Novo PAC do Governo Federal e também tem o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da Federação da Indústria de MT (FIEMT), da Fecomércio MT, da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), dos Sindicatos Rurais de Campo Verde, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, entre outros, além da Associação Mato-grossense dos Municípios, e de cinco universidades do Estado de Mato Grosso.

Estudo de
alternativas de
traçado
Para projetar o melhor traçado para a ferrovia no estado de Mato Grosso, a Rumo realizou estudos com base em análises multicritérios, aerolevantamentos, utilização de tecnologia LIDAR e NIR e verificações em campo.
Foram priorizados locais que reduzam o impacto em áreas de conservação ambiental e em áreas urbanizadas, analisando os aspectos construtivos, de eficiência energética e segurança operacional.








Comentários (0)
Comentários do Facebook