Rodoanel Norte começa a mudar a rota dos caminhões em São Paulo
Novo trecho entra em operação e redireciona o tráfego pesado, reduzindo a circulação de caminhões em vias urbanas e na Marginal Tietê
Estimativa é que aproximadamente 40 mil veículos, entre eles 10 mil caminhões, deixem de circular diariamente pela cidade de São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de SP)
22deDezembrode2025ás09:27
A entrega do primeiro trecho do Rodoanel Norte, prevista para esta segunda-feira (22), marca o início da operação de uma via estratégica pensada para retirar parte expressiva do tráfego pesado das marginais e das vias urbanas da capital.
O efeito direto é o alívio da Marginal Tietê e a melhora da fluidez viária em pontos críticos da Região Metropolitana de São Paulo.
Com a nova ligação entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, o Rodoanel Norte passa a redirecionar caminhões e carretas que hoje cruzam áreas densamente urbanizadas.
A estimativa é que cerca de 40 mil veículos, incluindo 10 mil caminhões, deixem de circular diariamente pela cidade de São Paulo. A mudança reduz conflitos com o tráfego local, melhora o desempenho dos corredores urbanos e ajuda a conter congestionamentos recorrentes.
O Trecho 1 do Rodoanel Norte tem 24 quilômetros, entre os quilômetros 129 e 153, com pistas duplas e três faixas por sentido. O pacote de obras inclui quatro túneis, que somam dois quilômetros, além de viadutos e acessos.
As intervenções foram retomadas em abril de 2024, após seis anos de paralisação, e tiveram antecipação de cerca de seis meses em relação ao cronograma contratual.
Para o engenheiro Antonio Israel Neto, o impacto da entrega é direto na mobilidade regional. “O governo veio com o foco de que uma obra dessa não podia ficar parada como ficou por tanto tempo. É maravilhoso ver essa obra sendo realizada e beneficiando o estado.”
Próxima etapa e geração de empregos
As obras seguem no Trecho 2, que dará continuidade ao Rodoanel até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital paulista, com previsão de entrega no segundo semestre de 2026. Ao todo, o Rodoanel Norte terá 44 quilômetros de extensão, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá.
O Trecho 2 está com cerca de 30% de execução. Considerando todo o empreendimento, a expectativa é de geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo do período de obras.
Logística além da capital
Os benefícios extrapolam a Região Metropolitana. A conclusão do Rodoanel Norte viabiliza a ligação do Porto de Santos com a rodovia Fernão Dias, que conecta os estados de São Paulo e Minas Gerais ao Nordeste. Na prática, o corredor facilita o acesso dessas regiões ao porto, amplia o fluxo de cargas e fortalece a competitividade logística da Baixada Santista.
Segurança e atendimento ao usuário
A operação do novo trecho inclui uma estrutura voltada à segurança e ao atendimento aos usuários. Estão previstas 32 câmeras de monitoramento, conectividade ao longo de toda a rodovia — inclusive nos túneis —, um Centro de Controle de Operações (CCO) no quilômetro 156 e uma base da Polícia Militar Rodoviária.
No quilômetro 135, será instalada uma Base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com estacionamento, banheiros, água potável e área de descanso. A estrutura contará ainda com duas ambulâncias, dois guinchos leves, um pesado e seis painéis de mensagens variáveis.
Meio ambiente no traçado da obra
A agenda ambiental acompanha a execução desde a retomada. O traçado cruza áreas da Serra da Cantareira, com presença de Mata Atlântica e zonas de preservação. Para mitigar impactos, foram implantadas quatro passagens subterrâneas de fauna, monitoradas de forma permanente para reduzir o atropelamento de animais silvestres
.
Também foram adotadas ações de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e a elaboração de estudos e relatórios técnicos voltados ao acompanhamento da fauna e da flora ao longo da obra.
Asfalto de alto desempenho, padrão internacional
A primeira metade do trecho norte do Rodoanel Mário Covas estreia com uma inovação técnica: o uso do SMA (Stone Mastic Asphalt), conhecido como “asfalto com matriz de pedra”, tecnologia aplicada em pistas de Fórmula 1 e rodovias de alto desempenho.
O SMA é a camada final do pavimento e tem acabamento mais granulado. Trata-se de uma capa altamente resistente, que evita a formação de trilhas provocadas pelas rodas dos veículos ao longo do tempo. Na prática, isso resulta em maior aderência, mais conforto ao motorista, melhor drenagem superficial e redução do risco de aquaplanagem.
Com a aplicação do SMA, o Rodoanel Norte passa a contar com um pavimento projetado para reduzir ruído, aumentar a durabilidade e resistir ao calor e ao tráfego intenso, oferecendo uma rodovia mais segura.
A tecnologia se diferencia pela composição: o material ligante funciona como uma espécie de cola elástica, preenchendo os vazios estruturais e garantindo estabilidade e vida útil superiores. A produção ocorre em usinas com controle rigoroso de dosagem e temperatura, tanto na planta própria da concessionária quanto em fornecedores qualificados, todos submetidos a verificações laboratoriais contínuas.
A exceção são os túneis do trecho, que utilizam pavimento rígido em concreto, solução considerada mais adequada e segura para ambientes confinados.








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