Temporais avançam pelo Brasil nesta quarta; Sul e Sudeste têm risco de chuva forte

Instabilidades atingem várias regiões, enquanto áreas do Centro-Oeste e Nordeste seguem com calor e baixa umidade

Temporais avançam pelo Brasil nesta quarta; Sul e Sudeste têm risco de chuva forte
Ilustrativa

A quarta-feira (19) será marcada por instabilidades em diferentes regiões do país. A combinação entre áreas de baixa pressão, avanço de frente fria e influência marítima provoca chuva fraca a forte em vários estados, além de temporais pontuais no Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

Em outras áreas, o tempo firme predomina, com sol, calor e baixa umidade, segundo a Climatempo. 

No Sudeste, há chance de chuva fraca e isolada no litoral e leste de São Paulo.

A formação de uma nova baixa pressão favorece o desenvolvimento de uma frente fria sobre o Rio de Janeiro, que mantém as pancadas de chuva no estado fluminense, no interior, leste e nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

No estado capixaba, sobretudo nas primeiras horas do dia e no período da tarde, há risco de temporais. 

Em São Paulo, um sistema de alta pressão inibe a formação de chuva em boa parte do estado e favorece a elevação das temperaturas à tarde. O dia será de sol com muitas nuvens na faixa leste e de predomínio de sol no oeste paulista. À tarde e à noite, a faixa litorânea e o leste do estado podem registrar chuva fraca e isolada. 

As temperaturas variam entre 15°C e 26°C na capital. Em São Carlos, os termômetros oscilam de 14°C a 25°C. Em Campos do Jordão, entre 10°C e 18°C.

Já em Minas Gerais, a rápida passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste provoca variação de nuvens em todo o estado. As pancadas de chuva e trovoadas se concentram no Norte e no Leste mineiro.

Nas demais regiões, há apenas chance de chuva isolada, com tendência de diminuição da nebulosidade ao longo do dia. 

Sul 

Um sistema de alta pressão mantém o tempo estável na região. A chuva aparece apenas no litoral do Paraná, no leste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, de forma fraca e isolada, sob influência marítima.

O sol predomina, com variação de nuvens em alguns pontos, e as máximas sobem na maior parte dos estados. Na Serra Gaúcha e Catarinense, além do litoral catarinense e do sul paranaense, as temperaturas ficam mais amenas. 

Centro-Oeste 

As pancadas continuam no norte de Mato Grosso e no norte de Goiás, com intensidade de moderada a forte e trovoadas. No restante da região e em Mato Grosso do Sul, o tempo segue firme e sem previsão de chuva. 

As temperaturas ficam elevadas, com sol predominando e baixa umidade no sudeste do Mato Grosso do Sul e na metade sul de Goiás. No sul e leste sul-mato-grossense, as máximas não sobem tanto quanto nas demais áreas, mas o calor ainda predomina. 

Norte 

As pancadas de chuva se mantêm no Amazonas, com intensidade moderada a forte e risco de temporais no oeste e nordeste do estado. No Acre e em Rondônia, a tendência é de chuva mais fraca. Em Roraima, as instabilidades aumentam e podem gerar chuva forte em alguns pontos. 

No Tocantins e no Pará, as pancadas ganham força, com possibilidade de chuva moderada a forte e risco de temporais. No Amapá, as instabilidades são mais intensas na metade sul do estado. 

Nordeste 

As instabilidades aumentam no sul e interior da Bahia, provocando novas pancadas de chuva, de intensidade moderada a forte, com risco de temporais no oeste baiano.

Grande parte do Maranhão e do Piauí também registra pancadas devido ao avanço de novas áreas de instabilidade. No oeste de Pernambuco, há chance de chuva moderada a forte. 

Nas demais áreas da região, o tempo segue firme e sem chuva. As temperaturas continuam elevadas e a umidade relativa do ar permanece baixa no norte e leste do Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e norte da Bahia.