Chuva forte, temporais e calor marcam o tempo no Brasil nesta sexta-feira

A atuação da ZCAS e de uma frente fria provoca chuva forte, risco de temporais e calor em várias regiões do país

Chuva forte, temporais e calor marcam o tempo no Brasil nesta sexta-feira
Ilustrativa

A  sexta-feira (23) será marcada por contrastes no tempo em várias regiões do país. A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a influência marítima e a passagem de uma frente fria mantêm o risco de chuva forte, temporais e volumes elevados em parte do Brasil, enquanto outras áreas seguem com tempo firme, calor intenso e alerta para baixa umidade do ar.

A sexta-feira será de chuva persistente no Sudeste, especialmente nas áreas de litoral e do leste, desde as primeiras horas do dia, segundo a Climatempo. 

A partir do fim da manhã e início da tarde, as instabilidades se intensificam.

A frente fria mantém o tempo instável no Rio de Janeiro, enquanto a ZCAS atua sobre o norte fluminense, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais.

Há risco de temporais e volumes elevados de chuva no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, no extremo leste paulista e em várias regiões de Minas Gerais, incluindo noroeste, oeste, região central, sul e Zona da Mata.

De acordo com a Climatempo, a situação é de perigo em áreas como Paracatu, Luz, Divinópolis, Belo Horizonte e Barbacena, com instabilidades persistindo até o fim do dia.

As temperaturas sobem mais no Triângulo Mineiro e no nordeste de Minas, enquanto nas demais áreas o clima fica mais ameno. 

São Paulo: sol pela manhã e pancadas isoladas à tarde

No estado de São Paulo, a sexta-feira começa com sol entre algumas nuvens e tempo firme durante a manhã, favorecendo a elevação das temperaturas.

Ao longo da tarde, o calor combinado com a umidade provoca pancadas de chuva rápidas e localizadas, principalmente na faixa leste paulista e em áreas que fazem divisa com Minas Gerais, sem acumulados significativos.

Na capital paulista, as temperaturas variam entre 16°C e 24°C. Em Rinção, a mínima será de 17°C e a máxima chega a 28°C. Em dias de chuva, a recomendação é acompanhar a previsão do tempo e os alertas da Defesa Civil do Estado

Sul: chuva fraca no litoral, calor no interior e vento forte

No Sul do país, a influência marítima favorece chuvas fracas no litoral e no leste do Paraná e de Santa Catarina. No interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o tempo permanece firme, com predomínio de sol devido à atuação de um sistema de alta pressão. 

As temperaturas ficam mais elevadas na maior parte da região, enquanto o clima é mais ameno no leste e nas áreas de Serra. A umidade relativa do ar entra em atenção no norte do Paraná, podendo ficar abaixo dos 30%.

Há rajadas de vento entre 40 e 50 km/h na faixa leste do Rio Grande do Sul, do Paraná e no litoral norte e sul de Santa Catarina, principalmente entre a tarde e a noite.

Centro-Oeste: ZCAS mantém instabilidade e calor segue forte

A atuação da ZCAS mantém o tempo instável desde a madrugada na metade norte de Goiás, em Mato Grosso e no Distrito Federal, com aumento das pancadas ao longo do dia. A chuva ocorre com moderada a forte intensidade, com risco de temporais e volumes elevados no leste goiano.

No centro-sul desses estados, também há pancadas moderadas a fortes. Já no extremo sul, especialmente em Mato Grosso do Sul, o tempo segue firme, sem expectativa de chuva e com predomínio de sol.

As temperaturas permanecem elevadas em Mato Grosso do Sul, grande parte de Mato Grosso e no sul de Goiás. A umidade relativa do ar entra em atenção na faixa central, leste e sudeste de Mato Grosso do Sul.

Nordeste: chuva no norte e oeste, interior seco

No Nordeste, as instabilidades atuam com mais força no Maranhão e no sul e oeste do Piauí, com chuva moderada a forte, especialmente à tarde.

A ZCAS mantém o tempo instável no oeste e no sul da Bahia, com chuva forte e risco de temporais no oeste e precipitações moderadas no sul do estado. Nas demais áreas, o tempo segue firme, com sol e temperaturas elevadas.

A umidade relativa do ar permanece baixa no interior, com índices abaixo dos 30% em áreas do Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, interior de Pernambuco, extremo norte da Bahia, oeste de Alagoas e Sergipe. 

Norte: pancadas fortes e sensação de abafamento 

Na Região Norte, as pancadas de chuva ganham força ao longo do dia. Amazonas, Rondônia, Acre, grande parte do Pará e Roraima registram chuva forte, com risco de temporais no Acre, Amazonas, metade norte de Rondônia e no sul e oeste do Pará.

No Tocantins, as instabilidades persistem com risco de temporais. No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece pancadas de chuva mais intensas. A sensação de abafamento continua predominando em toda a região.