Chuva intensa se espalha pelo país sob ação da ZCAS; Sul enfrenta calor e ar seco

Instabilidade avança por várias regiões nesta quinta-feira, com temporais, ventos fortes e baixa umidade em áreas do país

Chuva intensa se espalha pelo país sob ação da ZCAS; Sul enfrenta calor e ar seco
Ilustrativa

A  atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o tempo instável em grande parte do país nesta quinta-feira, com chuva forte no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

No Sul, segundo a Climatempo, o cenário é oposto: o sol predomina, a umidade cai e a quinta-feira será marcada por tempo firme na maior parte da região.

Na região Sul, o tempo permanece firme em praticamente toda a região, com chuva isolada apenas no litoral do Paraná e de Santa Catarina devido à influência marítima, além de áreas do noroeste paranaense.

O sol aparece com força, mas a nebulosidade se concentra no leste de Santa Catarina e Paraná e no nordeste do Rio Grande do Sul.

As temperaturas sobem na maior parte da região, com exceção do litoral e das áreas de Serra, onde o dia segue ameno. A umidade relativa do ar fica baixa no oeste, norte e interior do Rio Grande do Sul, além do oeste catarinense e paranaense. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem pontos do nordeste gaúcho. 

Região Sudeste  

A frente fria e a nova ZCAS mantêm o tempo instável em quase toda a região. Há pancadas moderadas a fortes e risco de temporais no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, onde a situação é de perigo devido ao volume elevado previsto, especialmente no leste mineiro e no território capixaba.

Em São Paulo, chove moderado a forte no litoral e no leste paulista, com risco de temporais no norte e nordeste do estado. No Rio de Janeiro, também há registro de chuvas. As temperaturas diminuem na maior parte da região, mas o calor persiste no norte paulista. Rajadas entre 40 e 50 km/h podem ocorrer no litoral, na metade sul de São Paulo, no sul mineiro, Zona da Mata, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

São Paulo 

Com o afastamento da frente fria, esta quinta-feira, dia 4, será marcada por pouca nebulosidade, o que aumenta a sensação de calor no interior.

Ao longo do dia, haverá pancadas isoladas no norte do estado. Os modelos atuais não indicam acumulados significativos.

Na capital, as temperaturas variam entre 16°C e 25°C. Em Bauru, a mínima será de 22°C e a máxima de 32°C.

Em dias de chuva, a orientação é acompanhar a previsão e seguir alertas da Defesa Civil do estado. 

Minas Gerais 

Nesta quinta-feira, o dia será de céu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Rio Doce e no Mucuri. No Sul e Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata, a nebulosidade varia entre nublado e parcialmente nublado, com pancadas e trovoadas isoladas.

Nas demais regiões, o céu fica nublado, também com pancadas isoladas. As temperaturas variam entre 11°C e 32°C. 

Região Centro-Oeste — pancadas fortes e risco de temporais 

A ZCAS provoca pancadas moderadas a fortes no centro-norte de Goiás, Distrito Federal e grande parte do Mato Grosso, com risco de temporais.

O calor e a umidade intensificam a instabilidade no norte de Mato Grosso do Sul desde cedo, avançando para áreas de Mato Grosso e sul de Goiás.

Até a noite, as chuvas perdem força em Mato Grosso do Sul e se concentram no norte de Mato Grosso e Goiás, além do leste goiano. As temperaturas permanecem elevadas em quase toda a região, com exceção de Brasília, onde ficam mais amenas. 

Região Nordeste — chuva forte na Bahia e tempo seco no interior 

A ZCAS favorece pancadas moderadas a fortes na Bahia, com risco de temporais e perigo no extremo sul do estado devido ao acumulado expressivo.

No sul do Maranhão e no Piauí, o calor e a umidade também provocam chuva moderada a forte. No litoral entre Maranhão e Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe, há possibilidade de chuva fraca.

Nas demais áreas, o tempo segue firme e quente. O interior registra baixa umidade, abaixo dos 20%, especialmente no leste do Piauí, Ceará, sul do Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba, Pernambuco e extremo oeste da Bahia. 

Região Norte — instabilidade intensa e risco de temporais 

A ZCAS mantém forte instabilidade em grande parte da região.

A manhã já começa com chuva no norte do Amazonas, Acre, metade sul e oeste do Pará, além de Rondônia e Roraima.

Ao longo do dia, as pancadas ganham força e atingem o Tocantins, com risco de temporais. Apenas o Amapá e o nordeste do Pará seguem com tempo mais firme.

As temperaturas ficam elevadas e o tempo permanece abafado, com rajadas de 40 a 50 km/h no litoral.