Primeiros animais inseridos no Programa Uberaba Mais Genética são inseminados
O Programa Uberaba Mais Genética configura um novo marco no melhoramento genético bovino para pequenos e médios produtores do município, sendo que até o momento, cerca de 20 já estão cadastrados.
Cinco vacas do pequeno produtor Maurício Barbosa Celestino, do Sítio Monte Sinai, na comunidade rural Dandara, foram inseminadas neste sábado, 24, por meio do Programa Uberaba Mais Genética, uma iniciativa da Secretaria do Agronegócio (Sagri) e parceiros do setor.
Anteriormente, no dia 14 deste mês, técnicos da pasta e dos parceiros do Programa fizeram avaliações clínicas e reprodutivas na propriedade, e selecionaram 10 vacas de um rebanho de 33 animais que receberam hormônios para sincronizar o cio e a ovulação, possibilitando a inseminação.
Mauricio conta que optou pelo sêmen de holandês 5/8, com a expectativa de ter, num tempo curto, vacas produtivas, além de melhorar a renda na propriedade. Todo processo foi acompanhado de perto pelo secretário do Agronegócio e o adjunto, respectivamente, Luís Renato Tiveron e Rafael Guaritá, bem como de técnicos da pasta e representantes dos parceiros.

O Programa Uberaba Mais Genética configura um novo marco no melhoramento genético bovino para pequenos e médios produtores do município, sendo que até o momento, cerca de 20 já estão cadastrados. Até o momento, o programa já dispõe de 1.500 doses de sêmens doados pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, além do deputado federal e vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, Emidinho Madeira.
Também são parceiros do programa, o Sindicato Rural, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e a Alta Genetics do Brasil. O produtor interessado em participar do Mais Genética deve procurar a Sagri para se cadastrar e agendar visita técnica à propriedade.

“O programa trará muitos impactos positivos para a pecuária local, especialmente no aumento da eficiência produtiva e de qualidade genética dos rebanhos, e a melhoria das condições técnicas e econômicas dos pequenos e médios produtores envolvidos”, disse Tiveron.
O programa também tem o apoio do vereador e presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz da Farmácia.
Secretaria Especial de Comunicação – 26/01/2026








Comentários (0)
Comentários do Facebook