Tempo no Brasil: frente fria chega ao Sul com temporais que podem se estender até o Sudeste

Regiões terão fim de semana com tempo instável, chuvas, ventos e queda de temperatura em contraste com calor e umidade das regiões Norte e Nordeste

Tempo no Brasil: frente fria chega ao Sul com temporais que podem se estender até o Sudeste
Ilustrativa

Nesta sexta-feira (06), o clima no Brasil começa a ganhar características mais distintas conforme um sistema frontal frio avança pelo Sul e que deve chegar até o Sudeste.

O destaque está no contraste entre a ocorrência de temporais e instabilidade no Sul e no Sudeste e calor intenso em partes do interior, um típico cenário de verão com dinâmica de frente fria provocando mudanças rápidas de tempo ao longo do dia.

Além do Sudeste, as regiões Norte e Centro-Oeste devem apresentar chuvas por várias vezes ao longo do dia, com breves intervalos entre uma pancada e outra.

Alta umidade do ar combinada com tempo quente favorece a formação de nuvens mais carregadas nessas regiões do país e deve levar tempestades isoladas na região Nordeste.

Região Sul

A frente fria chega trazendo instabilidade, nuvens carregadas e chance de chuva em boa parte dos três estados. Ventos podem ficar mais fortes no litoral, e a temperatura tende a diminuir ao longo do dia, exceção de Porto Alegre que pode registrar até 36º nos termômetros.

Mínima de 17º e máxima de 36°C.

Região Sudeste

O avanço da frente fria combinado com ar quente e úmido favorece chuvas durante a tarde e à noite em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com risco de temporais isolados e possíveis alagamentos em áreas urbanas já saturadas, sobretudo em regiões serranas fluminenses, onde os acumulados pode ultrapassar os 200 mm de água.

Em Minas, temperaturas seguem estáveis com tempo parcialmente nublado, incidência de chuvas fracas a mais persistentes e pancadas de chuva acompanhadas de vento e raios.

Mínima de 20º e máxima de 32°C.

Região Centro-Oeste

Ainda fora da influência direta da frente fria, a região segue com céu variando entre sol e nuvens, mas com chance de pancadas isoladas de chuva à tarde, sem volumes significativos e bem típicas do verão.

Mínima de 21º e máxima de 35°C.

Região Norte

O Norte segue com tempo abafado, sol e pancadas de chuva de verão à tarde, especialmente em áreas próximas às bordas da floresta, onde a combinação de calor e umidade gera instabilidades.

Mínima de 23º e máxima de 33°C.

Região Nordeste

Tempo majoritariamente quente e úmido, com chuva localizada e abundante, formação de tempestades em diversas regiões como Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e partes da Bahia.

Defesa Civil em alerta para o solo já bastante úmido e com risco de acidentes em áreas urbanas com a incidência de novas chuvas.

Mínima de 24º e máxima de 33°C.

Resumo geral do Brasil

Sul e Sudeste: tempo instável com chuva e risco de temporais isolados, nuvens carregadas e queda gradual das temperaturas conforme a frente fria avança.

Centro-Oeste, Norte e Nordeste: clima mais quente, com sol predominando e chuva de verão à tarde em pontos isolados.

Alerta: em áreas do Sudeste, especialmente São Paulo e Rio de janeiro, há risco de chuva mais forte e alagamentos localizados, além de queda de ventos fortes em momentos de temporais.