Quarta-feira terá mudanças no tempo em todo o Brasil; veja onde chove mais

Avanço de instabilidades provoca chuva forte e risco de temporais em diversas regiões, com volumes mais elevados no Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste

Quarta-feira terá mudanças no tempo em todo o Brasil; veja onde chove mais
Ilustrativa

A quarta-feira (18/03) será marcada por mudança no tempo em praticamente todas as regiões do Brasil.

A combinação entre o avanço de uma frente fria pelo Sul, áreas de baixa pressão e elevada umidade na atmosfera favorece a formação de chuva em grande parte do país, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais.

Os volumes mais expressivos devem se concentrar no Sul, Centro-Oeste e em áreas do Sudeste.

Já no Norte e Nordeste, sistemas típicos da estação, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mantêm o cenário de instabilidade, com chuva frequente e, em alguns pontos, mais intensa.

Região Sul

A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, com chuva moderada a forte desde a madrugada no norte, nordeste, serra, região central, Região Metropolitana de Porto Alegre e litoral.

Pela manhã, a instabilidade se espalha também pela Campanha, oeste gaúcho e interior de Santa Catarina, além do oeste e sudoeste do Paraná.

Com o passar das horas, a chuva ganha intensidade em grande parte do território gaúcho, com risco de temporais principalmente no leste e na faixa litorânea. Em Santa Catarina e no Paraná, a previsão também indica chuva moderada a forte, com destaque para áreas do leste e litoral sul catarinense, onde há alerta para temporais.

As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no sul e no litoral do RS e de SC. Mesmo com a instabilidade, as temperaturas permanecem elevadas no Paraná, leste e norte catarinense e em parte do Rio Grande do Sul.

Região Sudeste

O dia começa com chuva moderada a forte em áreas de Minas Gerais, especialmente no noroeste, oeste, interior, leste e Triângulo Mineiro. No norte de São Paulo, há pancadas isoladas, enquanto outras áreas seguem com tempo firme pela manhã.

Entre o fim da manhã e a tarde, o calor e a umidade favorecem pancadas moderadas a fortes em São Paulo e Minas Gerais, com trovoadas e risco de temporais no norte paulista e no Triângulo e interior mineiro. Também há previsão de chuva mais intensa no sul do Rio de Janeiro e em áreas do Espírito Santo.

À noite, o tempo tende a melhorar, mas ainda há registro de chuva isolada em Minas Gerais e pancadas mais intensas no interior paulista. O calor predomina em toda a região. 

Região Centro-Oeste

As pancadas de chuva começam ainda pela manhã em Mato Grosso e Goiás, com intensidade moderada a forte. Áreas associadas a uma baixa pressão no Paraguai também provocam chuva no oeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul.

A partir do fim da manhã, a chuva se intensifica em toda a região. Há previsão de temporais em grande parte de Mato Grosso e em áreas do leste e sul de Goiás. Em Mato Grosso do Sul, o risco aumenta ao longo do dia, principalmente no oeste, sudeste, norte e nordeste do estado.

As temperaturas seguem elevadas, mantendo a sensação de calor.

Região Nordeste

A atuação da ZCIT mantém o tempo instável desde cedo no norte da região, com chuva moderada a forte no Maranhão, Piauí, sul do Ceará e oeste de Pernambuco.

Com o avanço do dia, as pancadas se intensificam e se espalham pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, grande parte do Maranhão e Piauí, além de Pernambuco e extremos norte e sul da Bahia. Há risco de temporais no centro do Maranhão e Piauí, oeste pernambucano e na faixa litorânea entre Rio Grande do Norte e Paraíba.

No litoral leste, a chuva ocorre de forma mais fraca, enquanto outras áreas seguem com tempo firme e calor. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem trechos do litoral.

Região Norte

A alta umidade mantém a formação de pancadas fortes desde o início do dia, especialmente no Pará, Tocantins, Acre e Amazonas. A ZCIT reforça as instabilidades no Amapá e no litoral do Pará.

No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta e as chuvas se intensificam, com risco de temporais no Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá e extremo norte e oeste do Tocantins.

Em Roraima, o tempo segue mais firme em algumas áreas, mas com rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h. As temperaturas continuam elevadas em toda a região.