JBS amplia operação na Arábia Saudita com nova planta e plano de expansão até 2026
Aporte de US$ 85 milhões no país inclui ampliação industrial e mira novos mercados no Oriente Médio e na Ásia.
A JBS anunciou nesta quinta-feira (22) uma expansão de suas operações na Arábia Saudita, em um movimento que reforça sua estratégia de longo prazo no mercado local e a meta de transformar o país em um centro de produção e exportação de alimentos halal, voltado ao Oriente Médio, ao Sudeste Asiático e a outros mercados globais.
O investimento faz parte de um aporte de capital de US$ 85 milhões na Arábia Saudita, que abrange as operações da companhia em Jeddah e Dammam.
A JBS atua localmente por meio da Seara, com fabricação, distribuição e vendas de produtos destinados aos canais de varejo, foodservice e atacado em todo o país.
Expansão industrial e parceria local
A nova fase do projeto inclui uma parceria estratégica com a Arabian Company for Agricultural and Industrial Investment (Entaj), voltada ao lançamento de uma linha de frangos inteiros e outros cortes de aves no mercado saudita. Segundo a empresa, o movimento marca um avanço relevante em sua estratégia de crescimento na região.
A nova fábrica, que opera desde 2025, já exporta para países como Kuwait, Omã e Emirados Árabes Unidos.
Com a expansão em andamento, a capacidade produtiva deve ser duplicada ainda neste ano. O projeto está alinhado aos objetivos do programa Visão Saudita 2030, plano do governo local que busca estimular a produção interna, reforçar a segurança alimentar e ampliar as exportações não ligadas ao petróleo.
Além do impacto industrial, a ampliação em Jeddah também tem efeito direto sobre o mercado de trabalho local, com a criação de 500 empregos diretos. Com isso, o número total de colaboradores da JBS no país deve chegar a cerca de 950.
Presença consolidada e portfólio ampliado
A JBS atua na Arábia Saudita há mais de 30 anos, inicialmente por meio da exportação de aves, atendendo aos rigorosos padrões de qualidade e às exigências halal.
Nos últimos anos, a empresa vem ampliando a presença produtiva local e estruturando um ecossistema integrado de produção no país.
Enquanto a unidade de Dammam concentra-se em uma ampla gama de produtos, incluindo carne bovina, linguiças, salsichas de frango, mortadela e peito de aves, o complexo de Jeddah tem ampliado o portfólio em diversas categorias, com foco especial em produtos de frango de maior valor agregado.

“A Arábia Saudita é um mercado de crescimento prioritário para a Seara, e essa expansão reflete nosso compromisso de longo prazo com o país e com a região MENA em geral”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS. “Ao investir na produção local em Jeddah, fortalecemos a segurança alimentar, expandimos a capacidade halal e a apoiamos a Visão 2030 através de cadeias de abastecimento resilientes e do desenvolvimento de talentos locais”.
Estratégia global
Para João Campos, presidente da Seara, o avanço no país também tem papel estratégico na estrutura global da companhia. “A expansão e a parceria que anunciamos hoje com a Entaj [a Arabian Company for Agricultural and Industrial Investment] são passos estratégicos para fortalecer a rede global de produção e fornecimento da JBS”, disse.
“A Arábia Saudita nos permite contar com um centro halal escalável que aumenta a resiliência da cadeia de suprimentos e apoia o crescimento no Oriente Médio e Norte da África, em outros países do continente, e na Ásia, ao mesmo tempo em que reforça nosso compromisso com a segurança alimentar sustentável em todo o mundo”.
Com o avanço da atuação no país, a JBS ocupa atualmente a terceira posição em market share no segmento de frango congelado e registra 93% de awareness (conhecimento de marca) na categoria de congelados na região do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), que inclui alimentos preparados, cortes e frangos inteiros.








Comentários (0)
Comentários do Facebook