Calor extremo, ventos de 70 km/h e temporais: veja a previsão para esta quarta-feira
Frente fria intensifica instabilidades e mantém contrastes climáticos no país
A quarta-feira será influenciada por diferentes sistemas meteorológicos que espalham instabilidades pelo país.
Enquanto o Sul registra tempo mais firme, mas com ventos intensos, o Sudeste enfrenta temporais provocados por uma nova frente fria.
No Centro-Oeste, o canal de umidade vindo da Amazônia reforça as pancadas de chuva, segundo a Climatempo.
O Nordeste segue com calor intenso e precipitações irregulares, e o Norte mantém o padrão de chuvas fortes e risco de tempestades.
Na região Sul, o tempo tende a ficar mais firme em grande parte da região. Há chance de chuva fraca no litoral, sob influência marítima, enquanto o leste do Paraná e de Santa Catarina registra precipitações moderadas a fortes.
O sol predomina no interior, embora a nebulosidade seja maior na faixa leste.
As temperaturas caem no Rio Grande do Sul, com destaque para a serra gaúcha e catarinense, que devem registrar clima mais ameno.
Em Santa Catarina e no Paraná, o calor ainda persiste, especialmente no norte paranaense. No oeste e interior do Rio Grande do Sul, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%. As rajadas de vento variam de 40 a 50 km/h no litoral e leste do Paraná e de Santa Catarina, além de áreas do norte e nordeste gaúcho.
Região Sudeste
Uma nova frente fria, associada a uma área de baixa pressão próxima à costa, intensifica as instabilidades na região. Pancadas de chuva moderadas a fortes atingem os quatro estados desde as primeiras horas do dia, com risco de temporais.
O alerta vale sobretudo para o interior do Rio de Janeiro, para a Zona da Mata Mineira e para o sudoeste do Espírito Santo. As rajadas de vento podem chegar a 70 km/h no litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia.
São Paulo
A quarta-feira, dia 03, será marcada por nebulosidade variável em todo o estado, mantendo a sensação térmica amena. Ao longo do dia, pancadas de chuva localmente fortes podem ocorrer, acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente no leste e no norte paulista, em razão do afastamento da frente fria.
Os modelos meteorológicos indicam acumulados expressivos nessas áreas. Com risco de temporais, ainda que isolados, a recomendação é de atenção redobrada em locais mais vulneráveis.
Na capital, as temperaturas devem oscilar entre 18 e 26 graus. Em Dracena, mínima de 22 e máxima de 32 graus.
Minas Gerais
A quarta-feira será típica da estação chuvosa. A formação de uma área de baixa pressão no litoral paulista ajuda a reforçar o canal de umidade entre a Amazônia, o Centro-Oeste e o Sudeste. O resultado é um cenário de instabilidade, com pancadas de chuva isoladas em todo o estado.
A partir de quinta-feira, o direcionamento desse corredor de umidade para o centro-norte mineiro pode dar origem ao primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul no período chuvoso.
Região Centro-Oeste
As instabilidades permanecem ativas, com pancadas de chuva desde cedo no norte, oeste e interior de Mato Grosso, além do sul e centro de Goiás e norte de Mato Grosso do Sul.
A umidade amazônica, canalizada pela frente fria no Sudeste, reforça a intensidade das precipitações.
Há risco de temporais em Mato Grosso, no oeste de Goiás e no noroeste de Mato Grosso do Sul. À noite, a chuva perde força, mas ainda ocorre de forma isolada. O calor segue predominando, sobretudo nas áreas centrais da região.

Região Nordeste
O dia começa com chuva isolada e fraca a moderada no interior do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Ao longo do dia, as pancadas ganham força, especialmente na metade sul do Maranhão e do Piauí.
Na faixa litorânea entre Salvador e o Rio Grande do Norte, além do Ceará, as precipitações são rápidas e fracas.
No restante da região, o tempo firme e o calor intenso predominam. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 20% em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e norte da Bahia. Os ventos variam tanto no litoral quanto em pontos do interior.
Região Norte
As instabilidades continuam dominando a região, com pancadas de chuva desde cedo. Ao longo do dia, as precipitações se intensificam no Acre, Rondônia, metade sul e oeste do Amazonas, sul e sudoeste do Pará e extremo sudoeste do Tocantins, com risco de temporais.
O tempo fica mais firme no Amapá e no nordeste e noroeste do Pará, onde as chuvas perdem força.








Comentários (0)
Comentários do Facebook