Ciclone provoca temporais, causa estragos e atinge dez cidades do Rio Grande do Sul
Ventos intensos destelharam casas, derrubaram árvores e deixaram famílias desalojadas; risco de novos temporais segue elevado no Estado
Foto: Maria Eduarda Schiavenin/ Prefeitura de Flores da Cunha
09deDezembrode2025ás07:57
Um forte temporal atingiu cidades de diferentes regiões do Rio Grande do Sul no fim da tarde desta segunda-feira (8). A chuva veio acompanhada de ventos intensos e provocou danos, principalmente na Serra.
De acordo com a Defesa Civil, ao menos dez municípios registraram prejuízos: Antônio Prado, Estrela, Farroupilha, Flores da Cunha, Gentil, Lajeado, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Vendelino e Teutônia.
O levantamento preliminar aponta casas destelhadas, queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia e famílias desalojadas, segundo a MetSul Metereologia.
Em Nova Pádua, três casas foram destelhadas, com queda de árvores, interrupção de energia e quatro pessoas desalojadas. Em Pinto Bandeira, duas casas tiveram danos nos telhados. No município de Gentil, quatro residências foram destelhadas e houve queda de árvores sobre estradas.
Em Antônio Prado, quatro residências tiveram os telhados danificados e árvores caíram com as rajadas. Bombeiros voluntários distribuíram lonas e desobstruíram vias.
Em Farroupilha, uma casa foi destelhada e uma família ficou desalojada, além de falta de energia em três bairros. Em Flores da Cunha, 43 residências foram atingidas e houve danos na Igreja da Comunidade, em uma unidade de saúde, em uma escola e em comércios na localidade de Alfredo Chaves.
Em Lajeado, um prédio no bairro Florestal teve o telhado danificado. Em Teutônia, três casas foram destelhadas e uma pessoa ficou desalojada. Em Estrela, o telhado de um galpão caiu sobre a rede elétrica na localidade de Linha São Jacó Bainha.
Em São Vendelino, houve queda de árvores, bloqueio de vias e falta de energia.
A MetSul Meteorologia alerta que, com o ciclone ainda atuando sobre o Estado e a atmosfera quente e úmida, há risco de temporais isolados ao longo do dia, com chuva intensa, vento forte e queda de granizo, sobretudo na Metade Norte, principalmente entre a tarde e a noite.
Ciclone no Sul e temporais no Sudeste marcam a previsão do tempo no Brasil
O deslocamento de um ciclone extratropical para o oceano, junto ao avanço de uma frente fria, muda o padrão do tempo nesta terça-feira (9) e mantém instabilidades em todas as macrorregiões, segundo a Climatempo.

Na Região Sul, chove forte no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com risco de temporais, raios, ventos entre 50 e 70 quilômetros por hora, podendo chegar a 90 quilômetros por hora no sul e no litoral gaúcho e no litoral sul catarinense. Há risco de granizo e de altos volumes em áreas do interior e da Campanha Gaúcha.
No Sudeste, a chuva ganha força à tarde em São Paulo, com temporais principalmente no interior, sul, leste e nordeste do estado. Em Minas Gerais, a instabilidade avança do oeste para o sul.
No Rio de Janeiro, a chuva se intensifica no período da tarde, sobretudo no sul e no interior. O Espírito Santo segue com tempo mais firme. Ventos podem passar de 70 quilômetros por hora em pontos de São Paulo e da Zona da Mata mineira.
Região Centro-Oeste
Pancadas de chuva atingem Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, com intensificação à tarde no norte e leste de Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste de Mato Grosso e sul e leste de Goiás. As temperaturas caem em parte da região, mas seguem elevadas no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e no norte de Mato Grosso.
Região Nordeste
Chove no sul do Maranhão e no oeste da Bahia. No litoral do Nordeste, a chuva ocorre de forma isolada. O calor predomina, com destaque para Teresina, onde os termômetros podem chegar a 36 graus. A umidade do ar fica abaixo de 30 por cento em vários trechos do interior.
Região Norte
As chuvas seguem no Amazonas, em Rondônia, em Roraima, no Tocantins e no Amapá. Há risco de temporais no oeste do Acre. No restante do Norte, o tempo fica mais firme e segue abafado.








Comentários (0)
Comentários do Facebook