Temporais no Sudeste e Norte marcam a previsão do tempo desta quinta

Sol e calor predominam nas demais regiões, mas pancadas isoladas e risco de chuva forte seguem em pontos do país

Temporais no Sudeste e Norte marcam a previsão do tempo desta quinta
Ilustrativa

O Brasil amanhece nesta quinta-feira (6) com predomínio de tempo firme em grande parte do território, mas ainda com áreas de instabilidade em algumas regiões.

Chuvas fortes e temporais isolados seguem concentrados principalmente no Norte e no Sudeste, enquanto o Sul e parte do Centro-Oeste têm predomínio de sol. 

Na região Sudeste, de acordo com a meteorologista Lívia Caetano, da Climatempo, o tempo volta a estabilizar em boa parte de São Paulo, embora ainda haja registro de chuvas fracas a moderadas no norte e oeste do estado, com trovoadas isoladas.

Uma frente fria mantém o tempo instável no litoral, e as pancadas mais fortes se concentram no Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, onde há risco de temporais. 

Destaque: risco de chuvas intensas e trovoadas no norte mineiro. 

São Paulo

O dia começa com sol entre muitas nuvens no interior do estado. À tarde, as temperaturas sobem e a umidade elevada favorece a formação de chuvas isoladas, especialmente na Baixada Santista e no Litoral Norte, com possibilidade de raios.

Na capital, os termômetros variam entre 19°C e 27°C. Em Bauru, mínima de 22°C e máxima de 30°C.

Em dias de instabilidade, recomenda-se acompanhar os alertas da Defesa Civil. 

Sul 

O tempo fica firme na maior parte da região. A influência marítima provoca chuvas fracas e isoladas no litoral, especialmente pela manhã, e pancadas rápidas podem ocorrer no noroeste do Paraná à tarde.

No fim da noite, uma área de baixa pressão formada no Paraguai estimula nuvens carregadas que trazem chuva ao sul do Rio Grande do Sul e aos Pampas. 

Destaque: temperaturas mais amenas no leste e chuvas pontuais à noite no RS. 

Paraná

O estado segue sob influência de instabilidades típicas da primavera.

De acordo com o Simepar, novos temporais foram registrados na quarta-feira (5), com rajadas de vento de 91,8 km/h em Altônia e 82,4 km/h em Guaíra. Até as 11h, o volume de chuva ultrapassava 30 mm em cidades como Apucarana, Altônia e Guaíra.

Em Cândido de Abreu, onde o acumulado médio de novembro é de 125 mm, já choveu 155 mm até o momento. Em Ubiratã, o acumulado chegou a 108,6 mm, superando a média histórica de 104,8 mm. 

Na quinta-feira (6), o tempo fica um pouco mais estável, com apenas chuvas fracas e ocasionais na região Leste e trovoadas pontuais no Noroeste e Norte.

Na sexta-feira (7), entretanto, as chuvas voltam com intensidade, principalmente no Oeste, Noroeste, Sudoeste e parte do Norte do estado. 

Centro-Oeste 

O tempo melhora parcialmente em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, mas ainda há chuvas isoladas por causa da baixa pressão no Paraguai e da alta umidade.

No norte goiano e em áreas de Mato Grosso, há chance de temporais localizados.

Nordeste 

Instabilidades avançam pelo sul e oeste da Bahia, com chuvas fortes e acumulados elevados.

Maranhão e Piauí também registram aumento de nuvens e pancadas isoladas.

Em Salvador e no litoral sul baiano, a chuva será fraca e passageira. 

Destaque: chuvas volumosas no interior e sul da Bahia. 

Norte 

As chuvas se mantêm no Amazonas, concentradas na metade norte e oeste do estado.

Acre e Rondônia registram precipitações esparsas, enquanto em Roraima, Pará e Tocantins as pancadas ganham força.

O nordeste do Pará e o Amapá devem ter tempo mais firme.