Santa Catarina incentiva produção de sorgo granífero

Governo catarinense apoia cultivo de sorgo para ração

Santa Catarina incentiva produção de sorgo granífero
Ilustrativa

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape) deu início a uma nova etapa do Programa Terra Boa 2025/2026, com o lançamento do Projeto de Incentivo ao Cultivo de Sorgo Granífero Destinado à Produção de Grãos para Fabricação de Ração. A iniciativa tem como objetivo ampliar a produção de grãos em Santa Catarina e reduzir o déficit na fabricação de ração para as cadeias produtivas de suínos, aves e leite.

A medida foi aprovada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural) e já está em vigor. De acordo com a Sape, o projeto busca “fortalecer a autonomia produtiva do estado” e oferecer aos produtores uma alternativa viável ao milho.

O sorgo granífero, variedade cultivada para produção de grãos usados na alimentação animal, pode ser plantado na entressafra em áreas que antes receberam culturas como cebola e tabaco. Segundo a secretaria, essa prática contribui para a cobertura do solo, reduz perdas de nutrientes e torna o uso das áreas agrícolas mais eficiente.

O projeto é voltado a agricultores familiares cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (CAF/Pronaf). Eles poderão receber apoio para o cultivo de até 10 hectares, com subvenção de até R$ 750,00 por hectare implantado. A iniciativa prevê o incentivo de até 5.000 hectares na safra 2025/2026.

Para participar, os produtores devem formalizar o Cadastro de Adesão junto às entidades parceiras credenciadas. Podem integrar o programa cooperativas e casas agropecuárias sediadas em Santa Catarina que tenham credenciamento junto à Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro).

As empresas participantes serão responsáveis por prestar orientação técnica aos agricultores em todas as etapas do cultivo, do plantio à colheita, além de garantir a compra dos grãos produzidos, conforme os termos definidos no cadastro.

O pagamento da subvenção será feito após a entrega da produção, levando em conta a área cultivada, a produção obtida e a produtividade.