Calor intenso marca o Natal e aumenta risco de chuva em várias regiões do Brasil

Massa de ar quente mantém temperaturas elevadas no país, enquanto pancadas de chuva ganham força à tarde e à noite

Calor intenso marca o Natal e aumenta risco de chuva em várias regiões do Brasil
Ilustrativa

O Natal será de calor intenso  em praticamente todo o Brasil, sob a atuação de uma grande massa de ar quente que mantém as temperaturas elevadas tanto durante o dia quanto à noite, segundo a Climatempo. 

O cenário exige atenção redobrada com a refrigeração de alimentos da ceia, já que o abafamento será generalizado.

Apesar da predominância do calor, o tempo não ficará totalmente estável. Pancadas de chuva devem ocorrer em várias regiões do país, principalmente entre a tarde e a noite, impulsionadas pelo calor e pela umidade.

Uma frente fria até avança sobre o Rio Grande do Sul, mas sem força para alcançar outras regiões, limitando seus efeitos ao Sul.

Na Região Sul, a chegada de uma nova frente fria aumenta as condições para chuva no Sul do Brasil neste Natal, sem provocar queda acentuada das temperaturas, mantendo o ar abafado em toda a Região, de acordo com a Climatempo. 

O calor segue predominando, com destaque para o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, onde as temperaturas podem superar os 35 °C.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a chuva começa já pela manhã do dia 24 e se espalha ao longo do dia, ocorrendo de moderada a forte intensidade, com risco de temporais, raios e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, especialmente no norte, nordeste, Serra Gaúcha e litoral norte gaúcho, além do interior catarinense.

No Paraná, o dia 24 será de sol e calor. As pancadas de chuva ficam mais concentradas no oeste, sudoeste e faixa sul do estado, podendo ocorrer de forma moderada a forte. No restante do estado, o tempo permanece mais firme. No dia 25, o risco de pancadas aumenta, principalmente à tarde e à noite. Entre as capitais, Curitiba apresenta menor chance de chuva na noite da véspera de Natal.

Região Sudeste

O Natal no Sudeste será marcado por calor intenso e predomínio de sol, em função da atuação de um bloqueio atmosférico que mantém o tempo mais firme em grande parte da Região. As temperaturas ficam acima dos 30 °C tanto no dia 24 quanto no dia 25.

Apesar do sol predominante, não se descarta chuva, que ocorre de forma isolada, localizada e de curta duração, especialmente no leste, nordeste e Triângulo Mineiro, além de áreas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

No nordeste e extremo leste de São Paulo, no sul e na Zona da Mata de Minas Gerais, a chuva pode ocorrer com moderada a forte intensidade.

As noites seguem abafadas, com baixa chance de chuva na véspera de Natal nas capitais. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

Região Centro-Oeste

O Natal será quente e abafado em toda a Região Centro-Oeste, com várias horas de sol forte e temperaturas acima dos 30 °C nos dias 24 e 25.

Desde o início do dia 24, as instabilidades atuam no oeste, norte e noroeste de Mato Grosso, com chuva de moderada a forte intensidade. A partir da tarde, as pancadas se intensificam e se espalham pelo estado, com chance de temporais e risco de volumes elevados, principalmente no noroeste e oeste mato-grossense, caracterizando situação de perigo.

Em Goiás e Mato Grosso do Sul, a chuva diminui em algumas áreas, mas ainda pode ocorrer de forma moderada a forte no norte e noroeste goiano e no oeste, sudoeste e sul sul-mato-grossense. Já o leste de Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás seguem com tempo mais firme. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h.

Região Nordeste

O calor segue predominando no Nordeste neste Natal, mas o tempo não fica totalmente seco. A maior parte da Região apresenta tempo mais estável, embora haja chuvas irregulares, que podem variar de fracas a fortes em alguns pontos.

No Maranhão, no extremo oeste do Piauí e no litoral da Bahia, entre Salvador e Ilhéus, a chuva pode ocorrer de moderada a forte intensidade. No Ceará e no oeste da Paraíba e da Bahia, as pancadas tendem a ser mais fracas e isoladas.

As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em grande parte da Região. Mesmo onde chove, as pancadas costumam ser rápidas e localizadas.

Região Norte

O ar quente e úmido mantém o tempo instável na Região Norte neste Natal. Há chance de temporais frequentes no Amazonas, Rondônia, Amapá e Pará, com pancadas de chuva ao longo do dia.

No Tocantins e na metade leste do Acre, a chuva ocorre com moderada a forte intensidade. Em grande parte de Rondônia, na metade leste do Amazonas e no extremo oeste do Pará, a previsão indica situação de perigo, devido ao risco de volumes elevados de chuva.

As temperaturas permanecem altas, com muitas nuvens e períodos de abertura ao longo do dia.