Mato Grosso mantém liderança e fecha 2025 com 31,6 milhões de bovinos
Levantamento do Indea mostra estabilidade do plantel e impacto do ritmo de abates ao longo do ano
Mato Grosso encerra 2025 com um rebanho de 31,6 milhões de cabeças de gado, distribuídas em cerca de 106 mil estabelecimentos rurais, segundo dados da campanha de atualização do estoque de rebanho do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea).
As informações foram coletadas entre novembro e o início de dezembro e mantêm o Estado na liderança nacional da pecuária bovina, com ampla vantagem sobre o segundo colocado, o Pará, que registra 25,5 milhões de bovinos.
Os municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juara concentram os maiores volumes de rebanho bovino em Mato Grosso.
Juntos, os três somam mais de 3,3 milhões de cabeças. Na sequência aparecem Colniza, Juína, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Bandeirantes, Porto Esperidião e Aripuanã, formando o grupo dos principais polos pecuários do Estado.
Em relação à primeira etapa da campanha, realizada em maio, quando o Estado contabilizava 32,1 milhões de bovinos, houve uma redução de aproximadamente 500 mil animais.
Segundo o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, João Marcelo Brandini Néspoli, “essa diminuição se deve principalmente ao aumento no número de abates, e, dentro desse cenário, o crescimento do abate de fêmeas”.
Realizada duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro, a campanha de atualização do estoque de rebanho substituiu a vacinação contra a febre aftosa e passou a ser um dos principais instrumentos para orientar o planejamento e a execução das ações de defesa sanitária animal no Estado.
O levantamento é fundamental para garantir a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade da pecuária nos mercados internacionais.

Suínos
Os dados da campanha também apontam que Mato Grosso possui 1,4 milhão de suínos em criações tecnificadas, concentradas em 101 estabelecimentos rurais, distribuídos por 22 municípios.
Os maiores plantéis de suínos comerciais estão localizados em Tapurah, Nova Mutum, Vera, Sorriso e Lucas do Rio Verde.
Aves
Na avicultura comercial, o Estado contabiliza 37,1 milhões de aves, com predominância da criação de galinhas para produção de ovos e frangos de corte. Em menor escala, há a criação de codornas, que soma 334 mil aves.
A produção avícola está concentrada em 61 municípios, que reúnem 342 estabelecimentos rurais dedicados à atividade. Nova Mutum, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso e Lucas do Rio Verde lideram o ranking dos municípios com maior número de aves comerciais.








Comentários (0)
Comentários do Facebook