Custos de produção e preços do leite recuam no Rio Grande do Sul
Relatório da Farsul aponta queda nos custos de produção e nos preços pagos ao produtor, refletindo o aumento da oferta e desvalorização no câmbio.
Setembro trouxe custos menores para o produtor de leite, mas a deflação também atingiu o preço recebido. É o que mostra o relatório dos Índices de Inflação do Agronegócio do Rio Grande do Sul, divulgado nesta quarta-feira (22) pela equipe econômica da Farsul.
O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou uma queda de 0,28% em relação a agosto. No entanto, a desvalorização de 1,4% do câmbio contribuiu para reduzir o preço dos insumos importados, que representam uma parcela importante dos custos da atividade.
Por outro lado, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) também registrou deflação, de 1,60% na comparação com o mês anterior. A queda foi puxada principalmente pela redução dos preços do arroz e do leite, ambos impactados pelo aumento da oferta neste ciclo.
No acumulado dos últimos 12 meses, o IIPR acumula deflação de 11,44%, enquanto o IPCA Alimentos registra alta de 6,61% no mesmo período, um sinal de que a inflação tem ocorrido em outros pontos da cadeia.
As informações são da Assessoria de Comunicação Farsul.








Comentários (0)
Comentários do Facebook