Tempo muda após o Carnaval e Brasil tem quinta-feira instável
Após dias de tempo mais firme, chuvas estão voltando e devem alterar padrão climático em várias regiões do Brasil
Depois dos dias de folia marcados pelo tempo firme, altas temperaturas e sol intenso de verão, o clima começa a mudar em grande parte do Brasil. Nesta quinta-feira (19), uma frente fria avançando pelo oceano altera o padrão do tempo, trazendo um cenário mais instável e com maior chance de chuva em muitas regiões do país.
O deslocamento desse sistema faz com que a nebulosidade aumente e a umidade do ar se intensifique, criando condições favoráveis tanto para pancadas de chuva fortes à tarde e à noite, quanto para incidentes isolados de temporais.
Essa alteração acontece apesar de o calor ainda estar presente, inclusive com sensação de abafamento entre uma chuva e outra: nas capitais, as máximas seguem relativamente altas antes da mudança definitiva no padrão climático.
Até domingo, a chuva volumosa segue no Norte do país. Em Macapá e Manaus, o volume acumulado pode ultrapassar 100 mm nos próximos dias.
Essa transição é típica do verão brasileiro, quando frentes frias que avançam pelo Sul interagem com o ar quente e úmido da Região Norte e Centro-Oeste, formando núcleos de instabilidade.
O resultado pode ser chuva de intensidade variável ao longo do dia, com picos mais volumosos no fim da tarde e início da noite, mantendo o padrão do verão.
Sudeste
O estado de São Paulo tem céu variando de parcialmente nublado a nublado; pancadas de chuva a partir da tarde, com risco de temporais, rajadas de vento e até granizo em pontos isolados.
Chance de temporais também no Espírito Santo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais. Volumes maiores aguardados para o estado carioca.
Mínima de 19º e máxima de 30º
Sul
A frente fria ainda influencia o tempo no Sul, mantendo condições de instabilidade, especialmente durante a tarde e noite, com chance de chuva frequente e risco de temporais isolados.
As temperaturas variam mais conforme a proximidade com o litoral, mas o padrão segue quente e úmido com chuva, podendo passar dos 35°C em áreas do Vale do Itajaí e região Oeste do estado.
Mínima de 12º e máxima de 35º
Centro-Oeste
Expectativa de céu entreaberto com aumento de nuvens e pancadas de chuva isoladas, principalmente no fim da tarde. Por conta do calor e alta umidade, há potencial para temporais rápidos com raios e descargas elétricas localizadas.
Exemplo desse padrão climático se observa em Goiânia, Brasília e Mato Grosso, com dia típico de verão brasileiro, com clima quente e úmido, com pancadas de chuva no fim do dia.
Mínima de 20º e máxima de 32º
Nordeste
Em grande parte da região, o ar quente predomina, mas com chance de instabilidade localizada mais próxima à costa. Pancadas isoladas seguidas de raios e ventos fortes podem ocorrer com maior frequência à tarde, sobretudo nas áreas mais úmidas.

Chuvas mais localizadas e volumosas previstas para o sertão da Bahia.
Mínima de 23º e máxima de 32º
Norte
Predomínio de tempo quente e úmido, com possibilidade de chuvas isoladas no período da tarde, reforçadas pela movimentação de umidade para o interior da Amazônia e áreas próximas.
Capitais como Teresina (norte do Piauí), São Luís (norte do Maranhão), Belém, Manaus e Porto Velho estarão com tempo encoberto e possibilidade de pancadas de chuva. A forte umidade mantém o tempo instável em boa parte da região.
Em Macapá e Manaus, o volume de chuva pode ultrapassar 100 mm nos próximos dias. A alta umidade (acima de 85%) mantém a sensação de calor, mesmo com chuva, e exige atenção para alagamentos pontuais
Mínima de 24º e máxima de 30º








Comentários (0)
Comentários do Facebook