Nova rota: VLI realiza primeiro embarque de milho à China pelo Espírito Santo

Operação marca a estreia do Porto de Tubarão na exportação de milho e reforça o Corredor Leste da companhia

Nova rota: VLI realiza primeiro embarque de milho à China pelo Espírito Santo
Ilustrativa

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, realizou na última semana o primeiro embarque de milho com destino à China a partir do Espírito Santo.

A operação foi feita pelo Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão, e marcou a movimentação de 75,5 mil toneladas oriundas do Terminal Integrador de Araguari, em Minas Gerais — parte do sistema integrado da empresa.

O embarque consolida um processo iniciado em fevereiro de 2025, quando o terminal concluiu sua habilitação para exportação de milho ao mercado chinês, após cumprir uma série de exigências técnicas e sanitárias definidas pelo Ministério da Agricultura e pelas autoridades chinesas. 

Nova rota fortalece o Corredor Leste da VLI 

Com a habilitação, o terminal amplia as oportunidades de escoamento para os clientes atendidos pelo Corredor Leste da VLI, que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba.

A logística do transporte combina a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela companhia, e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), onde a VLI avança na transição para o novo modelo regulatório de Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C).

“Ao conectar regiões produtoras relevantes por meio do nosso Corredor Leste, fortalecemos a cadeia de suprimentos e contribuímos para a expansão do comércio exterior do Brasil. Essa nova rota de exportação é um exemplo de como inovamos para atender nossos clientes dos segmentos de maior impacto na economia brasileira, como é o caso do agronegócio”, afirma Daniel Schaffazick, diretor de Operações do Corredor Leste da VLI. 

Habilitação garante conformidade com padrões chineses 

Para obter a certificação, o TPD passou por um rigoroso processo de registro junto ao Sistema de Gestão Agropecuária (Sipeagro/Mapa).

O terminal foi formalmente cadastrado como armazém portuário autorizado à exportação de milho para a China, apresentando o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e implementando um sistema de monitoramento de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos nos grãos. 

A adequação também incluiu treinamentos e capacitação da equipe, assegurando conformidade total com os protocolos fitossanitários exigidos pelo mercado chinês. 

Crescimento da demanda e diversificação logística 

Além das exportações de grãos, a VLI mantém no Espírito Santo um fluxo constante de importação e exportação de farelo, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos.

Pelo Corredor Leste, a companhia movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas. 

A demanda chinesa por milho brasileiro vem crescendo desde 2022, após a guerra na Ucrânia afetar o abastecimento global de grãos.

 Em resposta, Pequim ampliou acordos comerciais e, a partir de 2023, passou a adotar protocolos fitossanitários mais rígidos para importação, consolidando o Brasil como um de seus principais fornecedores.