Frente fria provoca chuvas intensas durante a semana em todo Brasil

Frente fria no Sul forma um corredor de umidade que leva chuvas a todo país, com volumes que podem chegar a 120 mm

Frente fria provoca chuvas intensas durante a semana em todo Brasil
Ilustrativa

A previsão semanal do tempo para o agronegócio indica um período de instabilidade marcada pela passagem de uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil, organizando um corredor de umidade entre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país, trazendo volumes de chuva acima da média em muitas áreas produtoras até o dia 21 de dezembro. 

O sistema mantém o clima estável no Sul do país, mas provoca chuvas especialmente em áreas dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e principalmente entre Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso frontal. 

O canal de instabilidade previsto reforça a umidade sobre o interior brasileiro, com precipitações volumosas que podem ultrapassar 100 mm em áreas intensamente afetadas, principalmente entre o Rio de Janeiro, centro, sul, Triângulo e Cerrado Mineiro, além do centro-sul de Goiás interior de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Impactos para o campo

Para as lavouras em desenvolvimento, a chuva acumulada melhora a umidade do solo e pode beneficiar culturas como soja, milho primeira safra, café e cana-de-açúcar, que ainda estão em fases sensíveis de crescimento.

Por outro, o excesso de chuva e o tempo persistente e fechado podem atrasar e dificultar operações agrícolas, como aplicação de defensivos, manejo de solos e colheita.

Regiões produtoras de café no Sudeste e Cerrado mineiro podem receber volumes consideráveis, chegando a mais de 120 mm em alguns pontos até o fim da semana, o que exige atenção de cafeicultores quanto ao risco de encharcamento e doenças fúngicas, especialmente em áreas elevadas de cultivo.

Da mesma forma, áreas de produção de soja no Sudeste e Centro-Oeste também devem monitorar o avanço das chuvas quanto aos estágios finais de desenvolvimento.

Com o tempo mais fechado e chuvoso, as temperaturas tendem a ficar bem mais amenas ao longo desta semana, em especial sobre o interior do Sudeste e do Centro-Oeste.

Já no Sul do Brasil, ainda que a frente fria seja o principal impulsionador das alterações climáticas, a previsão aponta que as chuvas se distribuam de forma mais moderada entre Santa Catarina e Paraná, enquanto o Rio Grande do Sul poderá ver tempo mais aberto na maior parte da semana, com instabilidades diminuindo na segunda metade do período.

A ampla cobertura de chuva e umidade também estende seu alcance para partes do Norte e Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba), enquanto áreas do interior do Nordeste e norte de Minas Gerais devem manter tempo mais seco e quente, sem volume de chuva significativo nos próximos dias. 

Resumo para o produtor

Período: até 21 de dezembro de 2025;

Frente fria avançando pelo Sul e corredor de umidade organizado para o interior do país;

Chuvas volumosas: Possíveis acumulados superiores a 100 mm em grandes áreas produtoras;

Impactos no campo: Benefícios hídricos para culturas em desenvolvimento; risco de atrasos em tratos culturais e manejos agrícolas;

Regiões sob atenção: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e pontos do Norte e Matopiba.