Na 2ª quinzena de outubro, preços do frango abatido voltaram a ficar aquém dos registrados na 1ª quinzena

Como se viu, o comportamento mais comedido observado em outubro, impediu que o frango abatido repetisse o feito registrado no mês anterior.

Na 2ª quinzena de outubro, preços do frango abatido voltaram a ficar aquém dos registrados na 1ª quinzena
Ilustrativa

Em setembro, dando vivos sinais de superação dos problemas enfrentados com a ocorrência de IAAP na avicultura comercial, a recuperação de preços estendeu-se de forma contínua por todo o mês, possibilitando que os valores alcançados na 2ª quinzena fossem 10% superiores ao da primeira metade do mês – um desempenho senão inédito, bastante raro na história do setor.

Contava-se que isso tivesse prosseguimento também em outubro, pois, apesar da significativa alta, o preço médio alcançado na 2ª quinzena de setembro ainda permanecia quase 7% aquém do recorde para a quinzena observado seis meses antes, em abril, quando a média da 2ª quinzena chegou a R$8,73/kg.

Mas se ainda evoluíram perto de 1,5% da 2ª quinzena de setembro para a 1ª quinzena de outubro, na quinzena final do mês passado os preços praticamente se estabilizaram, com pequena redução (-0,26%) em relação à metade inicial do mês.

Mesmo assim, prevalecem os ganhos da 2ª quinzena. Em sete ocasiões dos últimos 13 meses (isto é, entre outubro de 2024 e outubro de 2025) os preços registrados na segunda metade do mês foram superiores aos da 1ª quinzena, como aponta o gráfico inferior abaixo.

Fonte: AviSite
Autor:Redação