Nova frente fria faz chuva voltar ao Paraná e pode atingir Rio Bonito do Iguaçu
Rio Bonito do Iguaçu, onde um tornado matou sete pessoas, segue em alerta, segundo o Simepar
Após quatro dias de tempo estável, o Paraná volta a ter chuva nesta quarta-feira (12) com a chegada de uma nova frente fria.
O sistema avança pelo Sul do Brasil e deve provocar pancadas localizadas, por vezes fortes, em algumas regiões do Estado.
Apesar da instabilidade, não há previsão de temporais severos como os registrados no último fim de semana, quando tornados atingiram municípios do interior.
Entre as cidades afetadas está Rio Bonito do Iguaçu, que ainda se recupera do tornado classificado pelo Simepar como F3 na escala Fujita.
O fenômeno, com ventos de até 250 km/h, deixou sete mortos, mais de 400 feridos e grande destruição em áreas urbanas e rurais, com telhados arrancados, carros danificados, torres de energia derrubadas e plantações devastadas.
Segundo o Simepar, a cidade pode registrar chuva todos os dias a partir desta quarta-feira, com maior intensidade no domingo (16). Não há previsão de tempestades severas.
Instabilidades se espalham pelo Estado
Na quarta, o amanhecer será mais ameno nas regiões Centro-Sul, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba, mas as temperaturas voltam a subir à tarde, ultrapassando os 30 °C em algumas cidades do Norte.
As mudanças no tempo começam pelo Oeste e Sudoeste, com chuva já pela manhã. No Noroeste, as instabilidades aumentam ao longo da tarde, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Mato Grosso do Sul.
“A previsão é de chuva localizada e de curta duração. É um sistema pré-frontal, intensificado pelo calor e pela umidade na atmosfera”, explica o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.

Na quinta-feira (13), a frente fria avança sobre todo o Estado, trazendo chuva e trovoadas. “Teremos chuva e trovoadas já na madrugada no Oeste e Sudoeste, e ao longo do dia o tempo muda rapidamente nas outras regiões, mas esperamos volumes menores do que na última frente fria. Mesmo assim, é importante acompanhar os avisos e alertas da Defesa Civil”, afirma Jacóbsen.
Defesa Civil mantém monitoramento
De acordo com o boletim de gestão de riscos da Defesa Civil, nesta quarta (12) a metade Oeste do Paraná está em observação para tempestades localizadas, enquanto as faixas Norte e Leste estão sob baixo risco. Apenas o Norte Pioneiro segue em neutralidade.
Para quinta-feira (13), o alerta se estende às faixas Leste e Sul, que ficam em observação para tempestades, enquanto o restante do Estado permanece em baixo risco.
Na sexta-feira (14) e no sábado (15), a chuva ainda persiste, mas de forma mais isolada e com baixos acumulados. A partir de domingo (16), meteorologistas já monitoram a aproximação de uma nova instabilidade mais severa, que deve ser detalhada nos próximos boletins do Simepar e da Defesa Civil.








Comentários (0)
Comentários do Facebook