Brasil amplia número de mercados atendidos e exporta para 172 países

Os dados da SECEX/MDIC abrangendo os quatro principais itens de carne de frango exportados pelo Brasil – frango inteiro, cortes, industrializados e carne salgada

Brasil amplia número de mercados atendidos e exporta para 172 países
Ilustrativa

Os dados da SECEX/MDIC abrangendo os quatro principais itens de carne de frango exportados pelo Brasil – frango inteiro, cortes, industrializados e carne salgada – indicam que, nos nove primeiros meses de 2025, a metade dos 10 principais importadores do produto importou volume inferior ao de idêntico período de 2024: Emirados Árabes Unidos, Japão, China, África do Sul e Iraque

Mas a retração mais significativa continua sendo a da China, cujas portas ainda permanecem fechadas à carne de frango brasileira. No ano, as importações chinesas acumulam recuo próximo de 45%, o que fez aquele mercado cair da primeira para a quarta posição.

No presente passo (isto é, se o embargo permanecer), já em outubro corrente a China pode perder mais uma posição – neste caso, para o México, cujas importações neste ano aumentaram quase 48%, fazendo com o país subisse da 8ª para a 5ª posição.

Quem também está em vias de mudar de posição é a Arábia Saudita que, neste ano, aumentou suas importações em quase 2,5%. Pode ocupar o 2º lugar, ora pertencente ao Japão que, pelo menos até agora, registra queda de quase 9% no volume importado.

A queda entre cinco dos dez principais importadores faz com que o volume do grupo se encontre quase 10% abaixo do registrado nos mesmos nove meses de 2024. Assim, a redução no volume total exportado, de 1,64%, só não é maior porque 44% dos demais importadores (grupo integrado por 162 países) aumentaram suas importações em 10%.

A destacar que, em 2025, foi ampliado o número de países importadores do produto brasileiro. Pelos dados da SECEX/MDIC, subiram de 156 nos mesmos nove meses de 2024 para 172 no corrente exercício. Incremento de mais de 10%.  

Fonte: AviSite
Autor:Redação