Arroz cai quase 40% no RS em 2025; preços globais estão no menor nível em 43 meses

Oferta elevada, demanda interna estável e retração nas exportações pressionam margens e podem reduzir área plantada no Brasil

Arroz cai quase 40% no RS em 2025; preços globais estão no menor nível em 43 meses
Ilustrativa

Os preços do arroz em casca negociado no Rio Grande do Sul seguem em forte queda ao longo de 2025, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Em setembro, o Indicador Cepea/Irga-RS (produto com 58% de grãos inteiros e pagamento à vista) recuou 9,3%. No acumulado parcial do ano, a desvalorização já chega a quase 40%. 

De acordo com pesquisadores do Cepea, a pressão vem da ampla oferta, da demanda interna estável, do ritmo lento das exportações e da retração das cotações internacionais — que estão nos menores patamares em 43 meses, segundo dados da FAO.

Esse cenário compromete as margens esperadas para a próxima temporada e deve levar à redução da área destinada ao arroz no País.

No mercado internacional, o movimento é semelhante. Dados da FAO mostram que o índice global de preços do arroz beneficiado caiu para 101,4 pontos em agosto, baixa de 2,03% em relação a julho e de 24,33% frente a agosto de 2024.

Entre 18 países analisados, 16 registraram quedas expressivas, com destaque para Brasil, Argentina e Uruguai.