Temporais atingem Sudeste e Centro-Oeste e colocam Minas, Goiás e Mato Grosso em alerta

Massa de ar polar derruba temperaturas no Sul, enquanto instabilidades provocam chuva intensa em diversas regiões do país

Temporais atingem Sudeste e Centro-Oeste e colocam Minas, Goiás e Mato Grosso em alerta
Ilustrativa

O  tempo segue instável nesta quarta-feira (23) em boa parte do país.

Há risco de temporais em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, enquanto Rio de Janeiro e Espírito Santo também devem registrar chuva intensa com raios e rajadas de vento, segundo a Climatempo. 

No Sul, a massa de ar polar mantém as temperaturas baixas e pode provocar geada, enquanto no Norte e Nordeste as instabilidades seguem espalhadas.

Uma área de alta pressão associada à massa de ar polar mantém o tempo firme na maior parte da região.

Pela manhã, temperaturas seguem baixas, com possibilidade de geada isolada nas serras gaúcha e catarinense.

Durante o dia, predomina o tempo aberto nos três estados, mas há chance de chuva isolada no litoral de Santa Catarina e Paraná. No norte paranaense, os termômetros começam a subir.

Sudeste

Instabilidades se espalham com o deslocamento da frente fria pela costa. As pancadas mais fortes atingem Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, principalmente à tarde, acompanhadas por raios e ventos.

Há risco de temporais no Triângulo Mineiro e extremo norte paulista.

No centro-norte e leste de São Paulo, a chuva pode ser forte, enquanto no litoral a entrada de ventos úmidos mantém céu encoberto e precipitação fraca a moderada.

Centro-Oeste

As instabilidades permanecem em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com pancadas entre moderadas e fortes a partir da tarde. Não se descarta ocorrência de temporais no sudeste mato-grossense e no sul de Goiás. No Mato Grosso do Sul, o tempo abre, com sol e calor predominando, mas ainda há chance de chuva isolada na porção oeste.

Nordeste 

Os ventos marítimos mantêm pancadas de chuva entre fraca e moderada intensidade na faixa litorânea entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. No interior, o tempo segue firme, com sol forte e calor.

A umidade relativa do ar permanece em níveis críticos durante a tarde.

Norte

Os temporais continuam sobre o Amazonas e o Acre, intensificando-se a partir do fim da manhã. Em Rondônia, sul do Pará e Tocantins, a chuva varia de moderada a forte.

Já no norte do Pará, em Roraima e Amapá, o sol predomina, com calor em elevação.