Chuva, frente fria e ventos: sexta-feira será de tempo fechado pelo Brasil

Instabilidades se espalham pelo país e mantêm alerta para temporais, ventos fortes e queda de temperatura em várias regiões

Chuva, frente fria e ventos: sexta-feira será de tempo fechado pelo Brasil
Ilustrativa

A sexta-feira (31) será marcada por instabilidades em boa parte do Brasil. 

A combinação entre o fluxo de umidade da Amazônia, a atuação de uma frente fria no Sudeste e perturbações em níveis mais altos da atmosfera favorece a formação de nuvens carregadas, chuvas localmente fortes e quedas de temperatura em alguns estados, segundo a Climatempo.

O cenário também mantém o alerta para temporais em áreas de Minas Gerais e sul do país, além de pancadas isoladas no Centro-Oeste e Norte.

Na região Sul, a circulação de umidade na atmosfera mantém a chuva em parte da área.

Entre Santa Catarina e Paraná, o céu ficará mais encoberto ao longo do dia, com pancadas de intensidade fraca a moderada e risco de episódios mais fortes. 

No Rio Grande do Sul, a chuva ocorre de forma mais isolada, especialmente na metade norte e no litoral. Já o oeste catarinense deve ter tempo mais estável, apenas com variação de nebulosidade.

No norte do Paraná, perturbações locais e o excesso de umidade devem gerar nuvens carregadas, com possibilidade de pancadas fortes acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Sudeste 

A presença de uma frente fria próxima à costa e perturbações em níveis elevados da atmosfera mantém o tempo instável em praticamente todos os estados da região.

Em São Paulo, as pancadas de chuva ganham força desde a manhã, espalhando-se ao longo do dia. Os maiores volumes são esperados para a divisa com Minas Gerais, onde há risco de raios e ventos fortes.

Na capital paulista, as temperaturas variam entre 15 °C e 19 °C, enquanto em Bauru os termômetros vão de 18 °C a 25 °C.

Em Minas Gerais, o alerta é para temporais e altos volumes, especialmente entre o centro-sul e a Zona da Mata. Já o norte do estado deve seguir com tempo mais aberto e baixa umidade do ar. No Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, também há risco de pancadas intensas. 

Centro-Oeste 

O fluxo de umidade ainda influencia o tempo na região, favorecendo a formação de nuvens carregadas no norte e leste de Mato Grosso do Sul, boa parte de Mato Grosso e no centro-sul de Goiás. No Distrito Federal, há previsão de chuva fraca a moderada.

As demais áreas de Mato Grosso do Sul, o sul de Mato Grosso e o norte goiano terão tempo mais aberto, com elevação das temperaturas e sensação de abafamento à tarde. 

Nordeste 

A região Nordeste deve ter tempo predominantemente estável, com chuva isolada em pontos da faixa leste, influenciada por ventos marítimos.

No interior, o sol predomina e o calor aumenta ao longo do dia, com alerta para baixa umidade do ar durante as horas mais quentes.

Norte 

No Norte do país, o fluxo de umidade mantém as instabilidades entre Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins. As pancadas serão irregulares, mas podem ser fortes e acompanhadas de temporais localizados.

Na metade norte do Pará e no Amapá, o tempo será mais firme, com sol e calor predominando durante o dia.