Quinta-feira contrasta sol no Sul com chuvas fortes e risco de temporais no Brasil

Instabilidades avançam sobre Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste

Quinta-feira contrasta sol no Sul com chuvas fortes e risco de temporais no Brasil
Ilustrativa

A  quinta-feira será marcada por um cenário climático contrastante no Brasil. Enquanto o Sul do país terá tempo firme, com elevação gradual das temperaturas e baixa umidade do ar em algumas áreas, instabilidades avançam sobre o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, com previsão de chuvas moderadas a fortes, risco de temporais e rajadas de vento.

A atuação de canais de umidade e sistemas atmosféricos mantém o alerta principalmente em áreas de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, estados do Norte e no interior do Nordeste. 

Na Região Sul, o tempo permanece estável nesta quinta-feira devido à atuação de uma área de alta pressão. Há chance de chuviscos apenas no litoral do Paraná, enquanto o restante da região segue com predomínio de sol.

A nebulosidade é maior no leste do Paraná e de Santa Catarina. 

Com o afastamento da massa de ar polar, as temperaturas voltam a se elevar, mas ainda ficam mais amenas no litoral paranaense, na Serra Catarinense e no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Em grande parte do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e no sul e centro do Paraná, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 quilômetros por hora no norte do Paraná. 

Região Sudeste: chuvas moderadas a fortes e risco de temporais em Minas Gerais 

As instabilidades diminuem de forma significativa em São Paulo. No entanto, no extremo norte e leste paulista, no Rio de Janeiro, na metade sul e oeste do Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais, a previsão indica chuva de moderada a forte intensidade, com risco de temporais no Triângulo Mineiro, oeste e noroeste mineiro.

Em algumas áreas, as instabilidades persistem até a noite. 

O tempo fica mais firme no oeste, sul e interior de São Paulo, no norte do Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais.

As temperaturas permanecem amenas na maior parte da região, mas o calor ganha força no Triângulo Mineiro, norte, nordeste e leste de Minas Gerais, no norte do Espírito Santo e no oeste e norte paulista. Rajadas de vento entre 40 e 50 quilômetros por hora ocorrem no oeste de São Paulo, norte fluminense, nordeste mineiro e em grande parte do Espírito Santo. 

A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém a quinta-feira com chuvas em Minas Gerais.

O canal de umidade, estabelecido entre a Amazônia e as regiões Centro-Oeste e Sudeste, se acoplou a um sistema frontal sobre o oceano, formando uma extensa banda de nebulosidade que deve atuar sobre o estado até pelo menos a próxima sexta-feira.

Nesta quinta-feira, a frente fria se afasta completamente do estado de São Paulo. Durante a manhã, o tempo segue com muitas nuvens e há possibilidade de garoas em algumas regiões. 

Entre a tarde e a noite, áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, que podem ser, por vezes, fortes. As maiores chances de temporais isolados concentram-se nos municípios que fazem divisa com o estado de Minas Gerais. 

As temperaturas apresentam leve declínio ao longo do dia, proporcionando sensação térmica mais amena, em razão da entrada de uma massa de ar mais frio sobre o território paulista. Na capital, os termômetros variam entre 17 e 22 graus. Já na Serra da Mantiqueira, a mínima prevista é de 12 graus e a máxima de 17 graus. 

Região Centro-Oeste: instabilidades ganham força e elevam risco de temporais 

No Centro-Oeste, pancadas de chuva ocorrem ainda pela manhã no norte e noroeste de Mato Grosso do Sul, além de boa parte de Goiás e Mato Grosso.

Ao longo do dia, as instabilidades se espalham e se intensificam devido à circulação de ventos em altos níveis da atmosfera e à umidade elevada. 

Esse cenário favorece chuvas de moderada a forte intensidade e risco de temporais em Goiás, além da metade norte e leste de Mato Grosso. O tempo segue mais firme no sul, sudeste e leste de Mato Grosso do Sul. À noite, as instabilidades diminuem, mas ainda há previsão de chuva no norte de Mato Grosso do Sul, em Goiás e em Mato Grosso.

As temperaturas permanecem elevadas em grande parte da região, com menor aquecimento em áreas de Goiás. Rajadas de vento entre 40 e 50 quilômetros por hora são previstas no leste de Mato Grosso do Sul. 

Região Nordeste: chuvas intensas no interior e ar seco em áreas do Sertão 

A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis favorece o aumento das chuvas no interior do Nordeste, com precipitação moderada a forte no Maranhão, Piauí, sul do Ceará, oeste da Paraíba, além do norte e noroeste de Pernambuco. 

No oeste da Bahia, as pancadas persistem, com chance de temporais no sudoeste baiano, na metade sul do Maranhão e em áreas do Piauí. No norte e interior do Ceará, as chuvas ocorrem com menor intensidade.

As temperaturas seguem elevadas e o ar seco predomina no norte da Bahia, oeste de Sergipe e Alagoas, interior e sul de Pernambuco, áreas centrais da Paraíba e sul do Rio Grande do Norte, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%. 

Rajadas de vento entre 40 e 50 quilômetros por hora atingem a faixa litorânea, boa parte do Ceará e da Bahia. 

Região Norte: chuvas fortes e temporais, com exceção do Acre 

Na Região Norte, o tempo permanece instável, com chuva moderada a forte e chance de temporais no Amazonas, em grande parte do Pará, no Tocantins, no Amapá, no sul de Roraima e em Rondônia. 

No Acre, as pancadas diminuem e ocorrem de forma moderada, mantendo a sensação de abafamento. Rajadas de vento entre 40 e 50 quilômetros por hora são previstas em Roraima.