União Europeia retoma pre-listing para exportações brasileiras de ovos e anuncia auditoria no setor de pescados

Em meio à 23ª Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou avanços significativos para o agro brasileiro.

União Europeia retoma pre-listing para exportações brasileiras de ovos e anuncia auditoria no setor de pescados
Ilustrativa

A União Europeia confirmou a retomada do sistema de habilitação por indicação da autoridade sanitária nacional — o chamado pre-listing — para estabelecimentos exportadores de ovos do Brasil.

Com a decisão, todos os produtores que atenderem aos requisitos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) poderão exportar para os países do bloco europeu sem necessidade de inspeções individuais. O pre-listing permite que o próprio Mapa ateste e indique os estabelecimentos que cumprem as exigências sanitárias da União Europeia, simplificando e agilizando o processo de habilitação.

Além disso, autoridades europeias informaram a intenção de realizar uma auditoria no sistema brasileiro de pescados em meados de 2026, etapa considerada essencial para a reabertura desse mercado ao Brasil.

“Outra boa notícia é a confirmação de auditoria para pescados no começo do ano que vem, que poderá abrir o mercado brasileiro na Europa”, afirmou o ministro.

As tratativas sobre o tema tiveram início no fim de outubro, quando o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa se reuniu com o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen, em São Paulo. Na ocasião, foram discutidas também a retomada do pre-listing para as carnes de aves, medida que deve ser oficializada nas próximas semanas.

 

Com informações do Mapa