Guzerá Leiteiro foi destaque na 3ª ExpoLeite

Pela primeira vez, o Guzerá Leiteiro participou do Concurso Leiteiro da ExpoLeite.

Guzerá Leiteiro foi destaque na 3ª ExpoLeite
Ilustrativa

O Guzerá Leiteiro mostrou o seu valor no decorrer da 3ª ExpoLeite, em Uberaba (MG), consolidando a raça como destaque em sua participação na cadeia produtiva de um dos alimentos mais importantes do mundo.

A participação da raça na feira totalmente dedicada à pecuária leiteira promovida pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) foi mais expressiva na terceira edição. Neste ano, 59 animais Guzerá Leiteiro de nove expositores marcaram presença no Parque Fernando Costa.

E, pela primeira vez, o Guzerá Leiteiro participou do Concurso Leiteiro da ExpoLeite. A Grande Campeã da raça, entre as sete matrizes que disputaram o torneio, foi Cisma PEAC, do expositor Álvaro Abascal Perez, que registrou uma média de produção de leite de 45,78 kg.

Na pista de julgamentos, uma grande novidade: a apresentação de uma nova tabela de pontuação para o Guzerá Leiteiro, diferenciando os critérios de aptidão e funcionalidade da raça.

“Em resposta a uma demanda dos próprios juízes, propusemos a nova planilha para orientar os julgamentos e facilitar a atuação deles no decorrer das avaliações dos animais”, ressalta Carlos Fernando Fontenelle Dumans, membro da Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (ACGB) e pecuarista do Guzerá NF.

Outra novidade foi o Leilão Estrelas do Guzerá Leiteiro – o primeiro remate de Guzerá Leiteiro realizado pela ACGB na ExpoLeite, destacando excelentes oportunidades comerciais para produtores interessados em investir na raça zebuína para turbinar a produção de leite.

E, por fim, mas não menos importante, a associação também anunciou que o projeto Guzolando Max começará a ser implantado com marcação a fogo durante a próxima edição da ExpoZebu, em 2026, representando avanços para o melhoramento genético de rebanhos Brasil afora.