Temporais avançam pelo Brasil e provocam ventos de até 70 km/h nesta terça-feira

Chuva moderada a forte, calor e áreas de baixa pressão ampliam o risco de temporais do Sul ao Nordeste

Temporais avançam pelo Brasil e provocam ventos de até 70 km/h nesta terça-feira
Ilustrativa

Instabilidades ganham força em diferentes regiões do país nesta terça-feira (2) com pancadas de chuva moderadas a fortes, risco de temporais e rajadas que podem chegar a 70 km/h.

O cenário combina alta umidade, temperaturas elevadas e a formação de áreas de baixa pressão, favorecendo nuvens carregadas do Sul ao Nordeste.

As condições variam por estado, mas o padrão nacional é de calor, abafamento e chuva acompanhada de raios, trovoadas e vento intenso.

No Sudeste, segundo a Climatempo, há chance de chuva no oeste, noroeste e centro de Minas Gerais já nas primeiras horas do dia. Em São Paulo, o oeste também recebe pancadas.

A formação de uma nova área de baixa pressão próxima à costa paulista intensifica as instabilidades entre o fim da manhã e a tarde, avançando sobre São Paulo, metade oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e norte do Espírito Santo.

As pancadas variam de moderadas a fortes, com raios, trovoadas e risco de temporais no sul de Minas Gerais, leste paulista e interior fluminense.

No leste mineiro, o tempo permanece mais firme. As temperaturas seguem elevadas. Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h entre o leste paulista, interior do Rio de Janeiro, Zona da Mata mineira e litoral capixaba.

No Estado de São Paulo, o dia começa com nevoeiro na faixa leste e áreas mais elevadas, fenômeno que se dissipa rapidamente ao longo da manhã.

À tarde, a baixa pressão na costa aumenta a nebulosidade e cria condições para pancadas moderadas a fortes em todas as regionais paulistas. As temperaturas tendem a cair com a passagem do sistema.

São Paulo (capital): 21°C a 27°C

Bauru: mínima de 22°C e máxima de 29°C

São José do Rio Preto: mínima de 23°C e máxima de 37°C

Centro-Oeste: risco de temporais com forte calor e abafamento

Instabilidades atuam desde cedo sobre grande parte de Goiás; noroeste, sudeste, leste e interior do Mato Grosso; além do norte e interior do Mato Grosso do Sul.

As pancadas são moderadas a fortes e se espalham pela região durante a manhã. À tarde, a combinação de calor, alta umidade e baixa pressão sobre o Paraguai reforça o risco de temporais no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e nas áreas sul e oeste do Mato Grosso. O tempo segue abafado.

Os ventos variam entre 40 e 50 km/h em boa parte do Mato Grosso do Sul.

Sul: chuva moderada a forte e ventos de até 50 km/h

A chuva ocorre desde cedo na faixa norte do Rio Grande do Sul, com intensidade moderada a forte, perdendo força ao longo do dia. Também chove no litoral gaúcho.

As instabilidades avançam para Santa Catarina e Paraná, com risco de trovoadas. No restante do Rio Grande do Sul, o tempo fica mais firme e as temperaturas se elevam. 

Na Serra gaúcha e catarinense, as máximas sobem menos. Rajadas entre 40 e 50 km/h atingem toda a região.

Nordeste: chuva fraca no litoral e risco de temporais no interior

O litoral da Bahia e a faixa entre Alagoas e Rio Grande do Norte registram chuvas fracas devido à influência marítima. No oeste baiano, metade sul do Maranhão e Piauí, as instabilidades são moderadas a fortes, com risco de temporais.

As temperaturas permanecem altas, e a umidade relativa do ar segue mais baixa no leste do Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.

Norte: instabilidades no sul da região e risco de temporais

As chuvas moderadas a fortes se concentram no sul do Amazonas, Acre, Rondônia e leste do Tocantins, com risco de temporais. No nordeste do Pará e no Amapá, o tempo permanece mais firme. As temperaturas seguem elevadas em toda a região.