Índice de atratividade da carne cai 11,8 porcento no Mato Grosso

China amplia compras de carne bovina de Mato Grosso

Índice de atratividade da carne cai 11,8 porcento no Mato Grosso
Ilustrativa

Segundo análise semanal divulgada nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o índice de atratividade das exportações de carne bovina de Mato Grosso atingiu 80,27 arrobas por tonelada na média de janeiro a setembro de 2025, o que representa uma redução de 11,85% em relação ao mesmo período de 2024. O indicador mede quantas arrobas de boi gordo podem ser adquiridas com o valor de uma tonelada exportada de carne.

De acordo com o Imea, “o maior volume exportado foi destinado ao mercado asiático, especialmente à China, que respondeu por 54,30% dos embarques totais”. O instituto destacou que o preço médio da tonelada exportada para o país asiático aumentou 28,74% no comparativo anual.

A União Europeia, embora tenha registrado participação menor em volume, manteve o valor mais alto pago pela carne bovina mato-grossense, com aumento de 16,80% no preço médio e índice de atratividade de 117,9 arrobas por tonelada. “O avanço no volume das exportações e do preço médio demonstra a valorização da carne bovina de Mato Grosso no mercado externo”, avaliou o Imea.