Vietnã habilita mais quatro frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina
Autorização eleva para oito o número de plantas aptas a vender ao país asiático e reforça presença do Brasil em um mercado em expansão no consumo de proteína animal
O Vietnã ampliou o acesso da carne bovina brasileira ao seu mercado ao habilitar mais quatro frigoríficos do país para exportações.
A autorização foi concedida após a conclusão da avaliação técnica conduzida pelas autoridades sanitárias vietnamitas, que liberaram os estabelecimentos para o envio de carne com osso e desossada.
As novas plantas habilitadas estão localizadas em Rondônia (duas), Mato Grosso do Sul (uma) e Tocantins (uma). Elas se somam a outros quatro frigoríficos já autorizados anteriormente, situados em Goiás (três) e Mato Grosso (um).
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os dossiês técnicos apresentados pelo Brasil foram analisados e aprovados, comprovando o cumprimento dos requisitos sanitários e de inocuidade dos alimentos exigidos para a habilitação.
Mercado aberto em 2025
O mercado vietnamita para a carne bovina brasileira foi oficialmente aberto em 2025, após décadas de negociações.
O avanço ocorreu no contexto da missão oficial do Presidente da República a Hanói, que fortaleceu o diálogo bilateral e ampliou as oportunidades para a inserção de novos produtos brasileiros no país asiático.

Com as novas autorizações, o Brasil passa a contar com oito plantas habilitadas, dobrando a capacidade atual de oferta e reforçando a presença da carne bovina nacional em um dos países que mais têm ampliado o consumo de proteína animal nos últimos anos.
Segundo o Mapa, o avanço é resultado de um intenso diálogo técnico e negocial, que tem consolidado a parceria entre os dois países.
A pasta informou ainda que seguirá atuando para ampliar o número de estabelecimentos habilitados e diversificar mercados, com base na transparência, no sistema oficial de inspeção e controle sanitário e na qualidade dos produtos brasileiros.








Comentários (0)
Comentários do Facebook