Recall global de fórmulas infantis atinge Nestlé, Danone e Lactalis
Após a identificação de cereulida em ingredientes e produtos, empresas globais do setor adotaram medidas de recall e ampliaram a cooperação com órgãos reguladores.
Três das maiores empresas globais do setor de laticínios — Nestlé, Danone e Lactalis — iniciaram ações de recall e bloqueio de lotes de fórmulas infantis após a identificação de possível contaminação por cereulida, uma toxina que pode causar náuseas e vômitos. O episódio teve início com produtos da Nestlé e, nesta semana, passou a envolver também os grupos franceses Danone e Lactalis.
No início do mês, a Nestlé anunciou o recall de lotes de produtos de nutrição infantil comercializados em dezenas de países, incluindo o Brasil, como medida preventiva diante da possibilidade de contaminação. Paralelamente, um inquérito judicial foi aberto na França para apurar uma eventual relação entre a morte de um bebê e o consumo de um produto da empresa. O Ministério da Agricultura francês informou que os resultados da investigação devem ser divulgados em cerca de dez dias.
No último sábado, a Agência de Alimentos de Cingapura determinou o recall preventivo de um lote do leite Dumex Dulac 1, produzido na Tailândia pela Danone, e do produto NAN HA1 SupremePro, da Nestlé, fabricado na Suíça, após a detecção da toxina.
Nesta quarta-feira, a Lactalis informou que sua divisão de nutrição infantil está realizando o recall de lotes de fórmulas para bebês em 18 países. A decisão foi tomada após a identificação de cereulida em um ingrediente fornecido por um fornecedor externo. Os países afetados são: Austrália, Chile, China, Colômbia, Congo, Equador, Espanha, França, Georgia, Grécia, Kuwait, Madagascar, México, Mônaco, Peru, República Tcheca, Taiwan e Uzbequistão.
A Danone informou que está colaborando com as autoridades regulatórias de Cingapura e destacou que seus controles internos não identificaram irregularidades relacionadas ao Bacillus cereus, bactéria capaz de produzir a toxina. Ainda assim, o mercado reagiu ao episódio, as ações da empresa registraram queda de aproximadamente 8,3%, atingindo o menor patamar desde fevereiro de 2025.
Segundo analistas da Bernstein, a fórmula infantil representa cerca de 21% da receita global da Danone. No caso da Nestlé, essa categoria responde por aproximadamente 5% do faturamento total.
As informações são da Forbes, adaptadas pela equipe MilkPoint.









Comentários (0)
Comentários do Facebook