Yara anuncia parceria para descarbonizar produção de café em 20 fazendas
Projeto com JDE Peet’s e ofi será implementado na Bahia e no Espírito Santo, com uso de fertilizantes de baixa emissão
A Yara anunciou, durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, uma parceria com a JDE Peet’s, líder global em café, e com a ofi, referência mundial em ingredientes naturais para alimentos e bebidas.
O acordo visa promover práticas sustentáveis de manejo e reduzir a pegada de carbono na produção de Café Conilon no Brasil.
O projeto será implementado em mais de 20 fazendas no sul da Bahia e Espírito Santo, com duração de duas safras, com início já em 2025 e conclusão prevista para 2027.
A iniciativa busca reduzir a pegada de carbono do cultivo por meio do uso de fertilizantes de baixa emissão, práticas agronômicas sustentáveis e capacitação técnica dos produtores, que receberão treinamentos voltados à fertirrigação, pós-colheita e uso eficiente de nutrientes.
A expectativa é gerar ganhos de até 7,6 sacas por hectare, ampliando produtividade e rentabilidade.
Cada empresa contribuirá com investimentos e conhecimento técnico. A Yara fornecerá assistência agronômica e fertilizantes da linha Yara Climate Choice™, desenvolvidos com tecnologias que reduzem as emissões de gases de efeito estufa (GEE) durante a fabricação.
Segundo a empresa, esses produtos podem reduzir em até 40% a pegada de carbono do café, em comparação com sistemas que utilizam fertilizantes convencionais.
A força da colaboração
“O acordo com a JDE reflete nossa estratégia de colaboração com diferentes atores da cadeia de valor do alimento, levando a mais produtores as soluções nutricionais de baixa emissão”, explica Paulo Yvan, diretor de Crop Solutions da Yara.
“Esse processo já ganha força em cultivos como cacau, citros e batata, mas nasceu com o café e responde ao apetite do cafeicultor brasileiro, que busca aumentar produtividade e rentabilidade se valendo do ativo ambiental.”
O projeto também usará a plataforma Champer, da Yara, que monitora indicadores de sustentabilidade, como pegada de carbono, saúde do solo e eficiência no uso de nitrogênio, promovendo rastreabilidade e transparência na cadeia do café.
JDE e ofi ampliam impacto da iniciativa

A JDE Peet’s, além de financiar parte dos insumos, busca explorar novas qualidades para o Conilon brasileiro.
“A parceria com outros players da indústria, como a Yara, mostra o comprometimento da cafeicultura brasileira em promover práticas agrícolas sustentáveis, garantindo o futuro do café para agricultores e consumidores”, afirma Bruno Ribeiro, coordenador de Fornecimento Responsável na JDE Peet’s.
Já a ofi será responsável por treinamentos sobre boas práticas agrícolas, qualidade da bebida e uso seguro de herbicidas, reforçando a conformidade e a segurança no ciclo produtivo. A atuação integra o programa AtSource, que valoriza a origem sustentável e fortalece o relacionamento com os produtores.
“Esta parceria acontece dentro do nosso programa global Choices for Change. Ao combinar nosso modelo integrado de ponta a ponta com a rede global de fornecimento e relacionamento com produtores, podemos impulsionar a descarbonização mensurável e apoiar nossos clientes em suas metas climáticas”, destaca Manoela Dueñas, gerente de Sustentabilidade da divisão Café Verde da ofi Brasil.








Comentários (0)
Comentários do Facebook