Obra de R$ 29 milhões vai modernizar Píer de Granéis Líquidos do Porto de Paranaguá
Investimento reforça logística de exportação agrícola em Paranaguá, com destaque para o óleo de soja
As obras de ampliação e readequação do Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL), em Paranaguá, terão início na próxima semana, com previsão de conclusão em maio de 2026.
O investimento será de R$ 29 milhões, segundo a Portos do Paraná.
O cronograma foi definido para reduzir ao máximo a interferência nas operações de atracação e desatracação de navios.
As obras começam pela reestruturação do pavimento da ponte de acesso. Na sequência, será feito o estaqueamento para construção de um novo dolfim, estrutura fixa usada na amarração de embarcações. Também estão previstas:
instalação de sistema de elevação e organização de mangotes;
adequação de iluminação e instalações elétricas;
implantação de monitoramento e atracação a laser;
substituição das defensas, que reduzem o impacto durante as manobras.
“Essa obra visa melhorias de segurança para garantir que navios de maior porte possam atracar de forma segura, reduzindo ainda mais os riscos de acidentes durante as manobras de atracação e desatracação”, explicou Julia Teresa Bruch, coordenadora de Sinalização, Balizamento e Monitoramento.
Janelas operacionais
As intervenções serão feitas em paralelo às operações nos berços 141 e 142, que atendem companhias como Petrobras/Transpetro, Liquipar, Cattalini, CBL e Terin.
Para evitar desabastecimento no Paraná, as balsas da obra do novo dolfim serão retiradas apenas no momento das manobras, com apoio de rebocadores.
Estão previstas janelas operacionais de sete a nove dias, em que o píer ficará inativo para entrada de embarcações. Nesse período, os trabalhos ocorrerão 24 horas por dia.
“Sabemos da expectativa dos terminais para o início da obra, mas também da importância das operações atuais. Reunimos agentes e operadores para apresentar a dinâmica das obras e mitigar as janelas operacionais”, afirmou Renata Gusmão, coordenadora de Tráfego Marítimo.

Ela ressaltou que o píer de líquidos da Cattalini não será afetado e seguirá operando normalmente.
Papel estratégico do PPGL
Construído na década de 1940, o Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL) atende atualmente cinco terminais nos berços de atracação 141 e 142: Petrobras/Transpetro, Liquipar, Catallini, CBL e TERIN.
Nestes berços, são movimentadas cargas como óleo bruto de petróleo, óleo diesel, metanol e diversos tipos de gasolina. Operacionalmente, o sistema de dutos de cada empresa possui estrutura individual, conectando o terminal diretamente ao navio atracado em um dos berços do PPGL.
Em 2024, o PPGL foi responsável por 53,3% da movimentação de granéis líquidos nos portos paranaenses.
Um dos destaques foi o óleo de soja, que, em janeiro de 2025, movimentou 63,8 mil toneladas, representando 72,48% da movimentação nacional. O valor FOB da operação – que corresponde ao custo e ao preço do produto no momento em que sai do local de origem – superou os US$ 65 milhões, segundo dados do governo federal (Comex Stat).
O óleo de soja foi o principal responsável pela retomada do crescimento na categoria de óleos vegetais, que inclui produtos como óleo de palma e de coco







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