Em Goiás, prazo da 2ª etapa da Declaração de Rebanho entra na reta final

O pecuarista tem até 31 de dezembro para acessar o Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago)

Em Goiás, prazo da 2ª etapa da Declaração de Rebanho entra na reta final
Ilustrativa

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) lembra que está chegando ao fim o prazo da 2ª etapa da Declaração de Rebanho/2025.

O pecuarista tem até 31 de dezembro (quarta-feira) para acessar o Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago) e fornecer informações atualizadas sobre mortes, nascimentos e evolução das espécies bovina, bubalina, equina, muar, asinina, caprina, ovina, aves e suínos de subsistência, animais aquáticos e abelhas nas propriedades localizadas nos 246 municípios goianos.

“Com os dados em mãos, podemos planejar e implementar ações mais eficientes, garantindo a sanidade dos nossos rebanhos e impulsionando o agro goiano. Nossos pecuaristas são parceiros e entendem a importância dessa obrigação. Por isso, reforçamos o cuidado com o prazo, que termina em 31 de dezembro”, afirma, em nota, o presidente da agência, José Ricardo Caixeta Ramos.

A depender do tipo de rebanho, algumas informações complementares serão exigidas durante o preenchimento da declaração. O produtor deverá informar, por exemplo, o mês de nascimento de todos os bovinos e bubalinos nascidos após a 1ª Etapa da Declaração de Rebanho/2025, realizada em maio.

“A estratificação de idade das bezerras de 1 a 12 meses representa uma evolução importante. Precisamos conhecer a dimensão do rebanho nessa faixa etária, que é alvo de ações essenciais de sanidade animal, como o combate à brucelose”, explica a gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Denise Toledo.

A 2ª etapa da Declaração de Rebanho 2025 deve ser feita preferencialmente online, por meio do Sidago (sidago.agrodefesa.go.gov.br). Para quem tiver dificuldade, o procedimento pode ser realizado presencialmente em uma unidade da Agrodefesa.

Fonte: Ascom Agrodefesa / Governo de GO