Entenda as fases da pecuária de corte e como cada etapa influencia o sistema produtivo
Cria, recria e engorda têm características próprias e influenciam diretamente os resultados técnicos e econômicos da atividade.
A pecuária de corte é organizada em três fases distintas: cria, recria e engorda. Juntas, elas determinam o desenvolvimento dos animais e o desempenho do sistema produtivo.
Cada etapa possui características próprias, diferentes durações e desafios específicos, as quais impactam diretamente os resultados técnicos e econômicos da atividade.
A primeira é a cria, e envolve a reprodução e o nascimento dos bezerros, abrangendo o período da gestação até a desmama. Já a recria tem início após a desmama e se estende até o animal atingir peso suficiente para a terminação, sendo considerada a etapa mais longa da vida do gado de corte. Por fim, a engorda, ou terminação, corresponde ao período final, quando o foco é alcançar o peso e o acabamento adequados para o abate.
Para a consultora de Serviços Técnicos na Agroceres Multimix, Simone Garcia, compreender as particularidades de cada fase é fundamental para a definição de estratégias produtivas.

“Cada etapa da vida do animal tem desafios próprios. Conhecer a duração e as características de cada fase permite estabelecer metas mais claras e escolher soluções adequadas à realidade de cada sistema de produção”, afirma.
O tema é explorado em profundidade em artigo disponível no agBlog da Agroceres Multimix. Confira AQUI.








Comentários (0)
Comentários do Facebook