Coamo anuncia novo porto em Santa Catarina com investimento de R$ 3 bilhões
Terminal terá capacidade de movimentar 11 milhões de toneladas por ano
Projeto prevê a contratação de 2 mil trabalhadores durante as obras e a criação de mil vagas diretas quando o porto entrar em operação. (Foto: Roberto Zacarias/SecomGOVSC)
Executivos do Grupo Coamo anunciaram nesta segunda-feira (25), em reunião com o governador Jorginho Mello (PL), a construção de um porto em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina.
O empreendimento da cooperativa agroindustrial será o oitavo terminal do estado e deve começar a operar no início de 2030.
O investimento estimado é de R$ 3 bilhões em uma área de 43 hectares. A estrutura terá três berços de atracação e capacidade de movimentar 11 milhões de toneladas por ano, além de terminais para GLP, granéis, combustíveis líquidos e fertilizantes.
A Coamo já opera dois terminais em Paranaguá (PR), por onde escoa quase 5 milhões de toneladas anuais de grãos como soja, milho e trigo, produzidos por seus 32 mil cooperados. Mas, diante de gargalos logísticos e frequentes filas, a direção optou por expandir para Santa Catarina.
Segundo o presidente executivo, Airton Galinari, o ambiente de negócios catarinense foi decisivo.
“Esse é um sonho dos nossos produtores. Nós já temos dois terminais em Paranaguá, onde escoamos quase 5 milhões de toneladas por ano. É o maior exportador do Paraná já, é a maior empresa do Paraná também. E sentimos a necessidade dessa expansão porque tem negócios que realmente a gente não consegue fazer”, disse.

“Aqui já é um projeto diferente, é um projeto que nós estamos trabalhando já há quase 10 anos. E os projetos que estão em andamento em SC de duplicação das rodovias já daria essa malha de atendimento, que é fundamental para que a gente possa ter esse escoamento, já que esse terminal pode movimentar até mil caminhões por dia. Então isso nos motiva realmente a escolher Itapoá para esse grande investimento”, concluiu Galinari.

Impacto econômico e geração de empregos
O projeto prevê a contratação de 2 mil trabalhadores durante as obras e a criação de mil vagas diretas quando o porto entrar em operação.
Para o governador Jorginho Mello, o empreendimento representa um marco para a logística catarinense.
“Eu não tenho dúvida que será um passo gigantesco para Santa Catarina. Nós vamos para o oitavo porto. Veja bem o tamanho que nós somos e a quantidade de portos. É um grande investimento, uma transformação somando com a Baía da Babitonga que nós vamos dragar lá em São Francisco. Isso é um corredor de importação e principalmente de exportação. É uma conquista maiúscula de Santa Catarina.”
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, reforçou que o impacto será muito significativo ao estado,
“Santa Catarina já era o único estado do Brasil que tinha seis portos, agora nós podemos falar que Santa Catarina vai ter oito portos, porque o sétimo porto catarinense já está em pré-teste, que é o Terminal Graneleiro de Santa Catarina, o TGSC. E para nossa alegria agora vem a Coamo, maior cooperativa do Brasil, uma cooperativa que fatura mais de R$ 30 bilhões, que tem muita força no comércio exterior que só no ano passado a balança de exportação foi US$ 1,9 bilhão, e que traz para Santa Catarina um empreendimento privado que vai gerar 2.000 empregos durante as obras e mil empregos diretos quando estiver em funcionamento.”







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