Leilões portuários de R$ 1,7 bi têm Petrobras, Canal Galheta e Britto-Macelog entre vencedores
Próximo leilão será o do Porto de São Sebastião, previsto até abril de 2026
O setor portuário brasileiro teve um dia movimentado nesta quarta-feira (22), com três leilões realizados na B3, em São Paulo.
As concessões envolveram áreas estratégicas nos portos do Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL) e Paranaguá (PR), e resultaram na vitória da Petrobras, Britto-Macelog II e do Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD), com investimentos que somam cerca de R$ 1,7 bilhão ao longo de contratos de 25 anos.
As disputas foram conduzidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pelo Ministério de Portos e Aeroportos, com a presença do ministro Silvio Costa Filho.
Os resultados reforçam o avanço da participação privada na infraestrutura portuária, dentro do plano do governo de realizar 60 leilões até 2026, ampliando a competitividade logística do país.
Petrobras vence leilão no Porto do Rio de Janeiro
A Petrobras arrematou a área RDJ07, destinada à movimentação de cargas de apoio logístico offshore no Porto do Rio de Janeiro.
A estatal venceu o certame com oferta de R$ 104 milhões de outorga, superando a Sul Real GMBL 2025, que havia ofertado R$ 1 milhão.
O projeto prevê investimentos de R$ 99,4 milhões em infraestrutura, incluindo demolição de estruturas antigas, construção de um novo galpão de 3,5 mil m², áreas operacionais, portarias e cercamento.
Também estão previstos seis guindastes, dez empilhadeiras, vinte carretas, novo sistema de combate a incêndio e uma subestação elétrica.
Britto-Macelog assume terminal de passageiros em Maceió
O Consórcio Britto-Macelog II venceu o leilão do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) no Porto de Maceió (AL), com outorga de R$ 50 mil e previsão de R$ 3,7 milhões em investimentos.
O contrato, válido por 25 anos, inclui modernização da estação de embarque e construção de um estacionamento com 112 vagas.
De acordo com o ministério, Maceió é um dos principais destinos de cruzeiros do Nordeste, movimentando mais de 100 mil passageiros por temporada. A expectativa é ampliar a capacidade do terminal, hoje limitada a 612 pessoas por dia.

Canal Galheta vence disputa histórica em Paranaguá
O destaque do dia foi o leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR) — o primeiro desse tipo no Brasil e no mundo. O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) venceu a disputa após 18 rodadas de lances, com oferta de R$ 276 milhões e desconto máximo de 12,63% na tarifa de referência.
A concessão é inédita por transferir à iniciativa privada a responsabilidade pelas dragagens e manutenção do canal, antes realizadas pela autoridade portuária.
O contrato de 25 anos prevê investimentos de R$ 1,22 bilhão nos primeiros cinco anos e outorga anual de R$ 86 milhões.
Entre as metas está aumentar o calado do canal de 13,5 para 15,5 metros, o que permitirá receber navios de contêineres de até 366 metros e graneleiros de 120 mil toneladas.
“Dois metros de calado representam, em média, mil contêineres a mais no navio ou 14 mil toneladas a mais de produto, sem custo adicional ao usuário”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O Porto de Paranaguá movimentou 30,9 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, alta de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Porto de São Sebastião será leiloado até abril de 2026
Encerrando o dia, o ministro Silvio Costa Filho anunciou que o Porto de São Sebastião (SP) será o próximo a ir a leilão, até abril de 2026.
O projeto prevê a modernização de 426 mil m², construção de um novo píer, ampliação do pátio e dragagem dos canais de acesso.
Segundo o ministério, a concessão deve gerar 5 mil empregos na fase de obras e 1,3 mil na operação.
“Esse pode ser um grande ramal de operações portuárias do estado de São Paulo. Nossa ideia é fazer esse leilão até abril de 2026”, disse o ministro.







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