Clima favorece safra de café e derruba preços no mercado brasileiro

Condições mais úmidas em janeiro e início de fevereiro reforçam expectativa de boa produção e pressionam as cotações do arábica

Clima favorece safra de café e derruba preços no mercado brasileiro
Ilustrativa

As melhores condições climáticas em boa parte de janeiro e a expectativa de continuidade da umidade neste início de fevereiro são fatores que devem favorecer o enchimento dos grãos nesta fase que é crucial para a temporada de café. A projeção é dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Diante desse cenário produtivo mais positivo, os preços do grão estão em queda no Brasil. 

Em janeiro (de 30 de dezembro a 30 de janeiro), o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, recuou 80,19 Reais/saca de 60 kg, ou 3,7%, encerrando o dia 30 a R$ 2.094,55 por saca de 60 kg.

A média de janeiro de 2026, de R$ 2.178,82, foi a menor desde outubro de 2025. No campo, a safra 2026/27 de arábica deve apresentar produção superior à da temporada anterior.

Pesquisadores do Cepea alertam, contudo, que o clima segue como um fator de risco, já que o final de dezembro foi marcado por temperaturas elevadas e baixa umidade, condição que pode comprometer a formação dos grãos, resultando em cafés chochos