Última semana do ano terá temporais intensos no Brasil; São Paulo ativa gabinete de crise
Mudança no padrão do tempo amplia instabilidades e eleva risco de chuvas fortes em várias regiões do país
A última semana do ano começa com uma mudança no padrão do tempo em grande parte do Brasil, após dias marcados por calor intenso e predomínio de tempo aberto.
Durante a semana do Natal, a atuação de um bloqueio atmosférico manteve as temperaturas elevadas e favoreceu recordes de calor, inclusive na capital paulista, enquanto a chuva ficou mais concentrada no Sul do país.
Com o enfraquecimento desse bloqueio, as instabilidades atmosféricas ganham força e passam a se espalhar com mais facilidade, alcançando novas áreas já no início da última semana do ano.
Em São Paulo, por exemplo, na tarde de sábado (27), a Defesa Civil paulista emitiu alerta por meio de mensagem de emergência para chuva forte nas regiões central e norte da capital, além dos municípios de Elisiário e Catanduva, na região de São José do Rio Preto.
Diante da previsão de chuvas intensas durante o feriado de Ano Novo, o governo estadual decidiu mobilizar um gabinete de crise a partir de segunda-feira (29), com o objetivo de coordenar ações de prevenção e atendimento aos municípios.
Entre segunda (29) e terça-feira (30), a influência de um sistema meteorológico deve favorecer a ocorrência de chuvas fortes em todo o território paulista, com risco de tempestades severas, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo de forma isolada.
Embora não sejam esperados grandes volumes acumulados, há potencial para transtornos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e ocorrências associadas a vento e descargas elétricas. A recomendação é de atenção redobrada e acompanhamento dos alertas oficiais.
Previsão para segunda-feira (29)
No Sul, o dia começa com instabilidades concentradas na metade sul do Rio Grande do Sul, avançando ao longo do dia para áreas do norte.
Em Santa Catarina e no Paraná, as pancadas se espalham principalmente à tarde. Há previsão de chuva moderada a forte no sudoeste, na região central e na Região Metropolitana de Porto Alegre.
No oeste e na metade norte gaúcha, além de Santa Catarina e Paraná, o cenário é favorável a temporais, com maior risco de volumes elevados no leste catarinense e paranaense.

As temperaturas seguem altas, com exceção de áreas serranas, onde o dia tende a ser mais ameno.
Sudeste – Pancadas de chuva e risco de temporais
Durante a madrugada, o tempo permanece mais estável em grande parte de São Paulo. Pela manhã, a chuva pode atingir o Triângulo Mineiro, o sul de Minas Gerais e áreas do interior paulista.
Ao longo do dia, as pancadas se intensificam e se espalham, elevando o risco de temporais em São Paulo e no sul mineiro. No sul do Rio de Janeiro, a chuva ocorre com intensidade moderada a forte.
Em áreas do Espírito Santo, da maior parte de Minas Gerais e do norte fluminense, o tempo segue mais firme. No sul paulista, as temperaturas recuam, enquanto nas demais áreas o calor persiste.
Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h são esperadas no norte fluminense e no sul capixaba.
Centro-Oeste – Chuva mais ampla e temporais pontuais
A atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, combinada ao calor e à umidade, favorece o retorno das pancadas de chuva de forma mais generalizada.
No norte de Mato Grosso, a chuva ocorre desde as primeiras horas do dia e avança para outras áreas do estado e para grande parte de Mato Grosso do Sul.
A partir do fim da manhã, as instabilidades se intensificam, com risco de chuva moderada a forte e temporais isolados, especialmente no sul, sudeste e leste sul-mato-grossense. À noite, a tendência é de enfraquecimento das instabilidades.
Nordeste – Chuva mais concentrada no Maranhão e sul do Piauí
As pancadas se intensificam no Maranhão e no sul do Piauí, com registros de moderada a forte intensidade. Nas demais áreas, a chuva ocorre de forma isolada.
Em grande parte da região, o tempo segue firme, com predomínio de sol e temperaturas elevadas. No interior da Bahia, do Rio Grande do Norte e no norte da Paraíba, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%. Ventos entre 40 e 50 km/h sopram no litoral leste.
Norte – Calor e instabilidade
O tempo segue instável no Amazonas, Rondônia, Pará, Acre e Roraima, com chuva de moderada a forte intensidade. No Amapá e no oeste do Amazonas, o risco de temporais aumenta.
Em toda a região, o calor mantém a sensação de tempo abafado ao longo do dia.








Comentários (0)
Comentários do Facebook