Misturas lácteas ganham força no mercado brasileiro

Categoria cresce desde 2017 com apelo de preço acessível, versatilidade e desempenho, conquistando espaço entre consumidores e confeiteiros.

Misturas lácteas ganham força no mercado brasileiro
Ilustrativa

O mercado de misturas lácteas tem se consolidado como uma alternativa no setor alimentício brasileiro, impulsionado por mudanças regulatórias e pelo cenário econômico, com o aumento nos custos das matérias-primas da indústria láctea tradicional. Desde a regulamentação de sua composição em 2017, esses produtos vêm ganhando espaço nas gôndolas e na rotina dos consumidores. “Hoje vemos a categoria como estratégica, com forte reconhecimento e uma base consolidada - e com muito potencial de consolidação e expansão”, afirma Michelle Oliveira, gerente de Marketing da Mococa, com exclusividade ao Jornal Giro News. A empresa entrou no segmento em 2019 e, atualmente, conta com 40% de market share em misturas lácteas condensadas e 70% em misturas de creme de leite, segundo dados da Kantar de 2024. 

Crescimento e desafios

Segundo Michelle, o crescimento da categoria está ligado à sua proposta de acessibilidade, versatilidade e boa performance. Com isso, tem conquistado tanto confeiteiros quanto consumidores finais. “Por ser mais acessível, garante que todos possam ter acesso a uma alternativa prática e econômica, especialmente em um cenário econômico desafiador”, explica. Apesar do avanço, o segmento enfrenta adversidades relacionadas à pouca familiaridade do público com o produto, gerando dúvidas na aplicação. “Temos um desafio de conversão dos clientes e consumidores finais. Por ser um novo segmento, muitos ainda não conhecem os produtos, não sabem a composição e não sabem que eles entregam performance e qualidade. Ainda existe um preconceito referente a esse segmento por falta de informação”, explica a executiva.

 

Estratégia no PDV

Para enfrentar esse cenário, a indústria investe em ações educativas, como o projeto Mococa Profissional, voltado a confeiteiros e microempreendedores. A iniciativa oferece conteúdos sobre aplicação, cálculo de custos e margem de lucro. Outra estratégia é fortalecer a categoria com campanhas digitais, redes sociais, materiais de gôndola e degustações. Para trabalhar a diferenciação no PDV, onde a exposição é feita de forma conjunta, foram realizadas mudanças nas embalagens. “A embalagem da mistura condensada Mococa é amarela, enquanto a do leite condensado Mococa é azul escura. No caso da mistura creme Mococa, sua embalagem é azul clara, enquanto a embalagem do creme de leite Mococa é azul escura”, detalha Michelle. Para a empresa, o atacarejo se destaca como o principal canal de vendas, “já que o fator custo-benefício tem um peso decisivo nesse ambiente de compra”, diz a executiva. Na sequência, estão o varejo tradicional e os hipermercados. 

Oportunidades à vista

A Mococa conta com dois principais produtos no segmento: Mistura Láctea Condensada e Mistura de Creme de Leite. Esses itens são responsáveis por mais de 80% das vendas nas categorias de leite condensado e creme de leite. “Acreditamos que o leite condensado e as misturas irão coexistir, cada um atendendo a momentos e necessidades distintas, mas com espaço considerável para expansão das misturas dentro da categoria. Aos poucos, com informação clara nos rótulos, comunicação consistente e experiência de uso positiva, percebemos que a dúvida tem diminuído, e o consumidor passa a enxergar a categoria como uma alternativa legítima e complementar às versões tradicionais."

As informações são do Giro News.