Veranico: calor intenso chega ao Brasil entre os dias 20 e 25 de agosto

Bloqueio atmosférico seca o ar e reforça a presença de sol, aumentando a temperatura em boa parte do país

Veranico: calor intenso chega ao Brasil entre os dias 20 e 25 de agosto
Ilustrativa

Um terceiro veranico está prestes a chegar ao Brasil — período de calor intenso típico durante o inverno, provocado por um bloqueio atmosférico que seca o ar e reforça a presença de sol.

Esse episódio está previsto para ocorrer entre 20 e 25 de agosto, aquece o interior do país com picos de até 40 °C, especialmente no Centro-Oeste. 

Como se forma

O bloqueio atmosférico impede a entrada de ventos frios, fazendo com que ventos de norte e nordeste prevaleçam, resultando em calor e tempo aberto.

Esse cenário resulta em tardes escaldantes e ar muito seco — condições típicas do veranico.

O veranico é um fenômeno recorrente nas regiões Sul e Centro-Oeste, e ocorre quando massas de ar seco persistentes dominam o inverno, elevando a sensação térmica e reduzindo a umidade relativa do ar.


Onde o calor vai apertar mais

Centro-Oeste (MT, GO): termômetros devem subir de 38 °C a 40 °C.

Interior de SP e norte/noroeste do PR: temperaturas entre 33 °C e 35 °C.

Rio de Janeiro: calor chega a ultrapassar os 30 °C a partir do meio da próxima semana. Em muitas dessas regiões, as máximas estarão 5 °C ou mais acima da média histórica para agosto.
Risco à saúde e manejo do campo

O calor intenso e o ar seco (umidade abaixo de 60%, padrão recomendado pela OMS) aumentam o risco de problemas respiratórios e desidratação.

Para o setor agropecuário, essa condição demanda cuidados extras no manejo, especialmente com animais e plantações durante as horas mais quentes. 

A organização Climatempo indica que este período quente será, contudo, breve. Uma nova massa de ar polar está prevista para chegar entre o final de agosto e início de setembro, trazendo alívio — sobretudo ao sul e sudeste do país.