Mais quatro países suspendem restrições à importação de frango nacional
Coreia do Sul, Angola e Catar informaram que não aplicam mais barreiras comerciais. Japão retirou a restrição contra a cidade de Montenegro
O Brasil acaba de receber uma ótima notícia: quatro países suspenderam suas restrições à importação de frango nacional após o fim do alerta sanitário por gripe aviária.
Entre esses países estão a Coreia do Sul, Angola e Catar — que informaram oficialmente ao governo brasileiro que não aplicam mais barreiras comerciais ao frango do Brasil. O Japão anunciou que retirou a restrição de compra contra o município de Montenegro (RS), foco do incidente.
Antes, o país já havia recebido confirmações de que mais nações haviam retomado os embarques, como Bolívia, Marrocos e Iraque, com a Coreia do Sul adotando ainda um protocolo permanente de regionalização sanitária. Ou seja: se surgir outro foco, as restrições vão incidir apenas sobre a área afetada — não sobre o Brasil inteiro.

E a reabertura vem acontecendo gradualmente: em junho, 16 países já haviam desmobilizado os embargos, após o Brasil se declarar livre da gripe aviária segundo os critérios da OMSA. A lista inclui desde a Argélia até o Vietnã.
Pouco depois, o Japão e mais 16 nações também suspenderam os bloqueios — incluindo mercados relevantes para o frango brasileiro.
Já em julho, outros sete países seguiram o mesmo caminho: Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai voltaram a comprar frango brasileiro.
E ainda em julho, mais três — Peru, Jordânia e Hong Kong — abriram os portões para o frango nacional, totalizando agora 30 países que retomaram as importações.
Com isso, o Brasil reconquista seu espaço global de exportação, com expectativa de que mais restrições continuem sendo revogadas, à medida que a confiança no controle sanitário do país é reafirmada.







Comentários (0)
Comentários do Facebook