Temporais atingem Sudeste e calor extremo persiste no Centro-Oeste nesta sexta-feira
Avanço de um cavado meteorológico favorece chuvas fortes em São Paulo e sul de Minas Gerais
A sexta-feira (29) marca o fim de agosto com contrastes no clima do Brasil: enquanto temporais avançam sobre São Paulo, sul de Minas e Rio de Janeiro, com risco de raios e ventos fortes, o Centro-Oeste segue sob calor intenso e baixa umidade, em meio a instabilidades localizadas.
Há ainda alerta para queda de granizo em áreas do Sudeste, segundo a Climatempo.
Na Região Sul, a circulação de ventos oceânicos mantém a instabilidade em parte da Região Sul.
No leste e litoral de Santa Catarina, a sexta-feira deve ter chuva fraca e tempo fechado. No Paraná, há risco de pancadas moderadas a fortes no norte e nordeste do estado, acompanhadas de raios e trovoadas. O litoral paranaense também pode registrar chuva isolada no período da tarde.
No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina, mas com ventos que podem superar 50 km/h entre o litoral e a Costa Doce. Na metade leste, as temperaturas permanecem mais amenas; já no oeste gaúcho, os termômetros voltam a subir.

Sudeste
O avanço de um cavado meteorológico favorece temporais em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A chuva começa de forma isolada pela manhã e ganha intensidade à tarde, com risco de raios, rajadas de vento e granizo.
Entre a Grande São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Zona da Mata mineira e áreas do Centro-Sul fluminense, o alerta é maior para tempestades localizadas. Na capital paulista, a sexta pode começar chuvosa e seguir com pancadas fortes ao longo do dia.
No Espírito Santo, a instabilidade atinge apenas o sul do estado, com chuva fraca a moderada; o norte capixaba e mineiro seguem sob tempo firme e calor.
Centro-Oeste
O mesmo cavado que atua no Sudeste também favorece pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Apesar disso, os acumulados não devem ser significativos.
O restante da região segue sob forte calor, baixa umidade e tempo firme, com destaque para Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal, onde os níveis de umidade atingem patamares críticos.
Nordeste
A chuva se mantém concentrada na faixa leste da região, com destaque para o recôncavo baiano e entre Maceió (AL) e João Pessoa (PB), onde há risco de pancadas fortes. No interior, o tempo segue seco e quente, com umidade crítica durante as horas mais quentes do dia.
Os ventos podem atingir rajadas entre 40 e 50 km/h.
Nordeste
Grande parte da região permanece sob influência de um sistema de alta pressão, limitando as chuvas a pontos isolados do Amazonas, Roraima e litoral do Pará.
Em Rondônia, Tocantins e sul do Pará, as temperaturas máximas podem alcançar os 40 °C durante a tarde.







Comentários (0)
Comentários do Facebook