Mapa do Matopiba vai mudar: Piauí deve ganhar mais espaço na fronteira agrícola

Redefinição inclui 30 municípios piauienses no território e amplia visibilidade do estado no agro

Mapa do Matopiba vai mudar: Piauí deve ganhar mais espaço na fronteira agrícola
Ilustrativa

O território do Matopiba, região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e é considerada a última grande fronteira agrícola do Brasil, deve passar por redefinição.

A atualização pode incluir cerca de 30 novos municípios piauienses, ampliando o peso do estado na produção de grãos e reforçando sua posição estratégica no agronegócio.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta quarta-feira (4) o governador do Piauí, Rafael Fonteles, para tratar da redefinição do território.

Atualmente, entre os quatro estados que compõem o Matopiba, apenas o Piauí não tem todo o seu Cerrado contemplado na delimitação oficial.

Fávaro assegurou que o Mapa atuará para viabilizar a inclusão das áreas indicadas pelo governo estadual.

“Essa atualização fortalece o potencial produtivo do Piauí e amplia as oportunidades para o agronegócio, promovendo benefícios diretos para os municípios e para a população local”, afirmou o ministro.

Visibilidade e desenvolvimento

Segundo o governador Rafael Fonteles (PT), a redefinição não representa um grande impacto em termos de área territorial, mas trará efeitos relevantes para o desenvolvimento socioeconômico da região.


“O Matopiba é reconhecido nacional e internacionalmente como marca de expansão agrícola sustentável”, destacou.

A atual configuração do Matopiba foi definida há cerca de dez anos, a partir de estudos da Embrapa Territorial e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

À época, foram incorporadas 15 microrregiões do Maranhão, oito do Tocantins, quatro da Bahia e apenas quatro do Piauí. Boa parte do Cerrado piauiense, especialmente no norte do estado, ficou de fora.

Perspectivas para o agro

Com a redefinição, os planos de desenvolvimento da região poderão ser melhor alinhados, ampliando o mapeamento do potencial agrícola em culturas como soja e milho.

O Piauí já conta com municípios de destaque, como Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro, entre os maiores produtores de grãos do país. Outras localidades começam a despontar, como Piracuruca, que se apresenta como a “capital do agro” do norte do estado.