Em 2025, produção semestral de carne de frango supera pela primeira vez os 7 milhões de toneladas

Ainda que os dados relativos ao 2º trimestre do ano sejam preliminares, fica claro que a produção brasileira de carne de frango dos seis primeiros meses de 2025 atingiu novo recorde, tanto no número de cabeças abatidas como no volume de carne produzida.

Em 2025, produção semestral de carne de frango supera pela primeira vez os 7 milhões de toneladas
Ilustrativa

Ainda que os dados relativos ao 2º trimestre do ano sejam preliminares, fica claro que a produção brasileira de carne de frango dos seis primeiros meses de 2025 atingiu novo recorde, tanto no número de cabeças abatidas como no volume de carne produzida. Neste caso, atingiu-se pela primeira vez, em apenas um semestre, volume superior a 7 milhões de toneladas.

Os números, do IBGE, abrangem apenas os abates efetuados em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal. Apontam que no semestre de 2025 foram abatidas, aproximadamente, 3,3 bilhões de cabeças de frango, resultado 1,72% e 0,43% superior aos registrados no 1º e no 2º semestres do ano passado.

Desses abates resultaram pouco mais de 7,027 milhões de toneladas de carne de frango – volume que ultrapassou em 2,63% e 2,33% o que foi produzido, respectivamente, no 1º e 2º semestres de 2024 – e que corresponde a novo recorde do setor.

Como se observa, os índices de expansão no volume de carne superam os do número de cabeças abatidas, o que indica aumento no peso médio por cabeça abatida. No caso, o peso médio do semestre passado girou em torno dos 2,143 kg, volume que ultrapassou em 0,89% e 1,89% os pesos médios registrados, respectivamente, no 1º e 2º semestres de 2024.

A despeito do aumento, o peso registrado não representou recorde. Este permanece com os abates do 1º semestre de 2023, ocasião em que a média registrada ficou em torno dos 2,150 kg.

Fonte: AviSite
Autor:Redação