Com o apoio do MilkPoint Capital, produtor mineiro conquista acesso a crédito e dá o passo decisivo para transformar sua fazenda de leite

A ideia de investir em um compost barn parecia excelente, só tinha um problema: o crédito não estava acessível.

Com o apoio do MilkPoint Capital, produtor mineiro conquista acesso a crédito e dá o passo decisivo para transformar sua fazenda de leite
Ilustrativa

Dificuldades em um manejo sem instalações limitavam o potencial da produção de Divino Junior. A ideia de investir em um compost barn parecia excelente, só tinha um problema: o crédito não estava acessível. O MilkPoint Capital surgiu para situações como essa. Veja o caso e saiba que você pode ser o próximo a ter o crédito liberado

Natural de Patos de Minas, no interior de Minas Gerais, Divino Júnior cresceu vendo o pai tirar leite manualmente em um pequeno sítio de 16 hectares, localizado no município vizinho de Lagoa Formosa. “Era tudo muito simples, tirava-se leite na mão, bem rústico”, relembra.

Figura 1

 

Após viver quase 30 anos fora, ele decidiu, em 2012, retomar a propriedade da família, que estava parada desde que o pai havia se mudado para a cidade. A ideia era começar uma nova fase: transformar o antigo sítio em uma produção de leite profissional. “Começamos do zero. Fiz sala de ordenha, ordenha mecânica, e começamos a produzir em 2013.”

Figura 2

 

Mas os desafios foram grandes. Mesmo com todo o esforço e dedicação, os resultados financeiros não vinham. O produtor explica que o clima da região, com um inverno seco e um verão de chuvas intensas, impacta diretamente na produtividade. “De abril a outubro eu fico no azul, mas no verão vem o barro, aumenta a mastite, preciso reduzir ordenhas e acabo perdendo o que ganhei na seca.”

Hoje, com cerca de 40 vacas em lactação, a produção média é de mil litros diários. Mesmo assim, o sistema de confinamento sem barracão limita o desempenho dos animais e eleva os custos. Foi a partir dessa realidade que surgiu a ideia de investir em um compost barn. A proposta ganhou força quando a Nestlé apresentou um estudo de viabilidade do projeto, mostrando que o investimento seria o caminho para o equilíbrio financeiro da fazenda. No entanto, o acesso ao crédito não foi simples. 

O produtor relatou que encontrou várias barreiras para conseguir o crédito que precisava. “Tentei de várias formas, mas não conseguia liberar o financiamento, que era crucial para poder investir no barracão.” Depois de várias tentativas frustradas para acessar crédito, o produtor conheceu, através do MilkPoint, o MilkPoint Capital. 

O trabalho desempenhado pelo MilkPoint Capital foi o passo decisivo para destravar o crédito e tornar o projeto possível. “Depois que entrei em contato com o MilkPoint Capital, conseguimos liberar o recurso. Eles fizeram toda a intermediação com bancos que eu não teria acesso sozinho. Aqui na minha cidade, os bancos não tinham essas linhas de crédito, e eu nem sabia que essas linhas de crédito existiam”, conta.

MilkPoint Capital cuidou de todo o processo de intermediação, desde o contato com a instituição financeira até a liberação do recurso“Eu só falei com o banco depois que o crédito foi aprovado, para abrir a conta. Até então, quem falava com o banco era o MilkPoint Capital. Eles fizeram tudo.”

Luiz Leite, Co-Fundador do MilkPoint Capital, conta que do contato do produtor à primeira proposta de crédito, foram pouco mais de 2 semanas. “Recebemos a demanda do Divino e conseguimos aprovar uma linha de crédito em 2 semanas. Sugerimos preparar documentação para obter linhas mais baratas, auxiliamos na aprovação de um novo contrato de arrendamento e garantindo a validade e aprovação jurídica.” Luiz ainda menciona que a negociação e as orientações possibilitaram que o custo da operação fosse reduzido em pelo menos 30%.

O trabalho do MilkPoint Capital possibilitou o valor integral demandado pelo produtor, com um ano de carência, prazo de 5 anos para pagamento e juros coerentes com a atividade.  

Agora, Divino já planeja o futuro. O novo barracão, que está sendo projetado para 60 animais, permitirá ampliar o rebanho e aumentar a produção em até 10 litros por vaca. “Nos primeiros meses espero subir 5 litros, e dentro de um ano, talvez 10”, comenta Divino, animado com o que está por vir.

Figura 3

 

O produtor mantém o olhar voltado para o crescimento e segue confiante nos retornos da atividade. “Eu sempre acreditei na atividade. Nunca tive dúvidas de que, se eu chegasse no ponto que quero, a fazenda se tornaria rentável. O MilkPoint Capital me ajudou a dar esse passo importante rumo ao que eu acredito.” 

 

MilkPoint Capital

O Objetivo da MilkPoint Capital é buscar formas de viabilizar crédito inteligente de longo prazo para que o setor lácteo desenvolva seu potencial. Acreditamos que é esse tipo de crédito que permite os investimentos estruturais que o produtor precisa fazer, seja para aumentar a escala, melhorar margem ou garantir a sustentabilidade da produção.

Apoiamos produtores, indústrias e cooperativas a organizar esse acesso ao capital de forma viável, segura e alinhada com o ciclo do leite.

Se você é produtor e está planejando investir, ou se é da indústria e busca formas efetivas de criar relacionamento de longo prazo com seus fornecedores, fale conosco

Vamos ajudar a estruturar soluções que funcionam na prática e farão a diferença no futuro do leite.

 Imagens disponibilizadas pelo produtor